sábado, 9 de janeiro de 2010

Varanasi... e nao Bodhgaya

Isso mesmo, estou em Varanasi, nao em Bodhgaya como disse que iria...
entao, como isso aconteceu???

Comprei a passagem de trem de Calcuta para Bodhgaya, quinta-feira cedinho fui para a estacao de trem, como deveria ser, chegando la, descobri que o trem nao sairia mais as 8:20 da manha e sim as 18:45. Enquanto descobria o que fazer, conheci uma familia italiana que estava na mesma situacao, e ai veio a surpresa... Eles tambem iam para Bodhgaya, mas com a troca de horario do trem, estavam sem saber o que fazer, porque nao tinham lugar para ficar outra noite em Bodhgaya ( a viagem de Calcuta para Bodhgaya dura Mais ou menos 8 horas), isso porque Dalai Lama tambem resolveu ir para Bodhgaya, entao a cidade esta cheia, sem nenhum lugar pra ficar.

Bom, como o trem so sairia de noite, fui atras de uma internet e telefone, para procurar um lugar para ficar em Bodhgaya, depois de ligar para varios lugares e todos responderem a mesma coisa: estamos lotados, Dalai Lama esta' na cidade. Resolvi entao seguir o caminho do trem e parar no que seria meu proximo destino. Bom foi assim que vim parar em Varanasi.

A viagem ate' aqui foi meio estressante. Viajar de trem na India nao e' como na Tailandia e muito menos na Europa. Como eu ja' sabia que a viagem seria longa, tinha comprado um ticket da classe sleeper, o que foi bom, porque puder dormir durante a viagem, ou na maior parte do tempo, tentar dormir. O trem faz muitas paradas e em cada uma delas muitas pessoas saem e muitas entram, com isso em cada parada e' um falatorio danado e muita gente vendendo cafe' ou tchai ( o tal cha' da India). Bom, a cada parada do trem eu acordava e tentava dormir novamente.
Ate' que as 8horas da manha eu enfim cheguei a Varanasi. Aqui esta' bem frio, o inverno esse ano na India esta' pior que nos anteriores.
Bom, peguei um rickshaw (uma especie de tuk-tuk da India) e fui achar um lugar para ficar. Achei um bem legal, onde as pessoas sao agradaveis, tentam realmente te ajudar e o preco e' bom!

Varanasi nao e' muito diferente de Calcuta, e' uma cidade diferente, onde a cultura indiana pode ser vista a todo o momento, mas em questao de sujera e do resto lembra Calcuta, menos louca mas tambem chocante.

Logo no primeiro dia fui visitar varios templos Budistas, visitei um japones, um tibetano, um do nepal, outro do Sri Lanka, todos seguem a mesma religiao mas tem suas diferencas. Outro dia eu coloco foto aqui pra voces verem.

Aqui em Varanasi e' possivel ver muitas, mas muitas vacas na rua, elas nao sao limpinhas como as que a novela da globo mostrava, mas o povo cuida delas, de noite eles colocam cobertas para protege-las do frio. Alias, tudo ate' agora que eu vi que se parece com a novela da Globo e' a mexida de cabeca do Raj, todo indiano faz isso, pra qualquer coisa, e vc nunca sabe se significa algo bom ou ruim....

Hoje acordei cedo e fui ver o rio Ganges, aqui e' onde as pessoas vem para morrer, porque Varanasi e' um lugar sagrado, eles acreditam que se morrerem aqui vao direto pro ceu.
Fiz um passeio de barco pelo Ganges, vi muita gente tomando banho e uma cerimonia de cremacao. Tirei muitas fotos e depois mostro, mas nao da cerimonia em si, eles pedem pra que os turistas nao tirem fotos, entao eu atendi...
O rio e' realmente sujo, nao tive coragem de molhar nem um dedinho... enquanto passeava pelo rio vi de tudo, tudo mesmo, so acreditando que o rio e' sagrado mesmo pra poder tomar banho nele!

Vou ficar aqui em Varanasi mais alguns dias e daqui sigo para o Nepal, espero que o frio diminua e que eu consiga ter um bom tempo sob os Himalaias.

Bom fim de semana pra todos!
Beijos

5 comentários:

  1. Oi Lícia,
    Parabéns pelo seu blog! os relatos são interessantes e você escreve muito bem!
    Vou fazer Sudeste Asiático em junho/ julho. Não é a melhor época, mas é o que posso. Estou me baseando no seu intinerário para fazer o meu.
    Só me esclarece duas coisas:
    1) você comprou os vôos internos antes? Tenho 40 dias, mas estou em dúvida se faço as reservas antes pois tem aquela coisa de querer ficar um pouco mais em algum lugar...
    2) Tem idéia de gasto apenas com transporte, considerando Tailandia, Laos, Vietnam e Camboja?

    Um grande abraço! vou continuar lendo os seus relatos e me inspirando neles!

    Erika

    ResponderExcluir
  2. Oi Lícia
    Pode me dizer em que hotel ficou em varanasi? Vc viajou de trem sleeper ou 1ª classe, o que acha melhor?

    ResponderExcluir
  3. Flávia, da pra viajar de sleeper, eu viajei assim. Mas escolha as camas de cima e viaje em grupo.

    ResponderExcluir
  4. parabéns pelo seu blog!!! estou viajando em fevereiro para Varanasi, gostaria de saber se vc tirou o visto para o nepal antes de ir pra india ou tirou na india ou nao precisa? obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe não responder, mas meu ano de 2014 foi caótico e não acompanhei o blog.. O visto para o Nepal vc pega na fronteira com a Índia, ou ao desembarcar do avião.

      Excluir