domingo, 24 de janeiro de 2010

De Pokhara (Nepal) para Delhi (India)

Depois de dias agradaveis no Nepal foi hora de seguir caminho, voltei entao para a India.

Com o roteiro que eu queria fazer, a melhor escolha era seguir direto para Delhi, entao peguei um onibus e 36 horas depois, cheguei a Delhi.

A viagem foi mais tranquila que aquela de Varanasi pra Pokhara, mas mais uma vez, eles te vendem a passagem falando uma coisa e na hora e' outra diferente.

O onibus era para ser novo, cadeiras reclinaveis, luz de leitura e so' pararia na fronteira e para comer, mas na verdade nao foi bem assim.
De novo, o onibus nao tinha nada... cadeiras reclinaveis, sim, mas nao como se espera em uma viagem de mais de 24 horas... luz de leitura?? So' se fosse a luz que a lua, que tambem nao apareceu durante a noite, de tanta neblina que tinha... e as paradas, bom, nao foram tantas, mas o onibus passou por algumas cidades procurando gente pra nao deixar cadeiras vazias.

No onibus, alem de mim, tinha um casal russo e 5 coreanos, de resto, nepaleses e indianos. Era muito engracado como todos olhavam pra gente, querendo conversar, mas a coragem de chegar perto nao existe.
Eu, alem dos estrangeiros, conversei com uma tibetana e uma indiana que estavam no onibus, muito simpaticas por sinal. A tibetana queria de qualquer jeito que eu ficasse na vila dos tibetanos aqui em Delhi, mas para uma curta passagem pela cidade, nao valia a pena, entao eu resolvi ficar na area chamada Main Bazzar, perto da estacao de trem e onde os mochileiros se encontram.

Fiquei impressionada nessa viagem como as pessoas sao corajosas. Dizem sempre que eu tenho muita coragem por estar viajando sozinha, mas eu falo ingles, nao consego imaginar uma viagem como essa sem falar ingles, e tanto os russos como os coreanos, nao falam praticamente nada de ingles, que chega ate' a ser engracado.
Quando paramos na fronteira do Nepal com a India, e tivemos que preencher os papeis de saida do Nepal e entrada na India, eles nao sabiam o que fazer, e la' fui eu ensinar o povo a preencher os papeis, chegou uma hora, na imigracao indiana, que eu estava ajudando o agente da imigracao, foi ate' engracado.
So nos 8 que precisamos passar por isso, existe uma cooperacao India/Nepal e eles nao precisam de visto para circular entre os paises.

Bom, eu disse, a viagem foi longa, e a chegada a Delhi foi meio estressante. Chegamos as 4 horas da manha, o onibus parou em um lugar no meio do nada e ficamos meio que sem saber o que fazer, afinal de contas, a essa hora seria impossivel achar algum hotel aberto.
Juntamos os 8 estrangeiros e decidimos seguir todos para a estacao de trem New Delhi, la' pelo menos teria gente, ja' que as grandes estacoes de trem da India estao sempre abertas.
Chegando na estacao, os russos nao quiseram ficar com a gente, foram para outro canto. Eu continuei com os coreanos.
Entao descobrimos um lugar que fica aberto a noite inteiro, na mesma area que estou hospedada, e fomos pra la.
Acabou que fiquei amiga dos coreanos, eles sao 2 meninas e 3 rapazes. Sao super simpaticos e tem sido uma boa companhia, mesmo com um ingles capenga, a gente consegue se entender, tanto que resolvi seguir viagem daqui de Delhi com as 2 coreanas.
Amanha (segunda-feira) estamos indo para Agra, ver o Taj Mahal!!!!

Delhi e' uma cidade grande, como tantas e sem muitos atrativos, e como eu nao preciso voltar aqui para os proximos destinos que eu quero tomar, provavelmente eu nao volte a aqui.
Ja' mais acostumada com a India, nao tive o mesmo choque de quando cheguei a Calcuta, apesar da cidade ser feia e suja tambem. Entendi, que para vir a India, sao necessarios: seu saco de dormir, lencos umidecidos, calcado fechado e deixar a frescura em casa. Sem isso, e' melhor nao vir!!!!

Hoje estou passando o dia na companhia dos coreanos, fomos almocar em um restaurante coreano, e por um instante, parecia que eu estava na Corea. So coreanos no restaurante, e eu. Tudo escrito em coreano, tanto os enfeites na parede como no cardapio, que me ajudar, tinha traducao pro ingles. E derrepente me vi rodeada por uns 10 coreanos, uns falando um bom ingles outros nem tanto, mas no fim foi divertido!!!

Desculpem, nada de fotos ainda, mas prometo que depois que eu ver o Taj Mahal e antes de seguir caminho pro Rajastao tiro um dia so' para fotos!!!

Ah, curiosidade: a capital da India e' Delhi, e nao Nova Delhi como costumamos ouvir. Delhi tem duas partes, New Delhi e Old Delhi, mas a cidade, e' Delhi :o)))

Beijos pra todos e bom inicio de semana!!!!

3 comentários:

  1. Onde está você? Não vamos nos encontrar? :(

    ResponderExcluir
  2. Oie, conheci seu blog agorinha e já estou amando os relatos!

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Encontrei seu blog por acaso a algum tempo, você estava na Europa, vc fez o Mochilão e eu viajei junto com vc daqui da minha casa. Rss... Muito bom e interessante os lugares que vc visitoui e está visitando. Adoro o seu blog.

    ResponderExcluir