quarta-feira, 4 de novembro de 2009

A viagem até o Laos

Quando eu ainda estava bem no começo da viagem, eu e a Lia fomos pesquisar como ir da Tailândia para o Laos. Depois de muita pesquisa na internet decidimos ir para Chiang Mai e de lá cruzar a fronteira com o Laos seguindo até Luang Prabang. Não era o modo mais recomendado, porque seriam 2 dias viajando num barco meio trash e super lotado, que as pessoas diziam ser perigoso, mas mesmo assim resolvemos arriscar.

Quando chegamos em Chiang Mai fomos pesquisar transporte até a fronteira, queríamos sair de lá de noite para poder cruzar a fronteira pela manhã bem cedinho. Já sabíamos da existência de uma mini-van noturna e depois de uma breve pesquisa pela cidade achamos essa mini-van e decidimos comprar o pacote completo (mini-van, hospedagem em Chiangkong, 1 lanch box e o ticket do barco). Tudo é meio desorganizado, mas no fim vale a pena, porque descobrimos que fazer tudo por conta própria sai no mesmo preço e da mais trabalho.
O visto pro Laos é bem tranqüilo, é só preencher os papéis na fronteira e pagar (31 dólares se for com passaporte brasileiro, o europeu paga 36), a guest house que a gente dormiu organizou tudo pra gente, foi bem tranqüilo.

Dica importante: leve comida e água com você, isso não é possível encontrar no barco e como não se tem muito o que fazer, come-se muito.

O barco parte por volta das 11:30 da manhã, a viagem do primeiro dia dura cerca de 5h, até a pequena vila de Pakbang.No meio do caminho o barco fez umas 5 paradas para deixar pessoas que haviam ido até a cidade fazer compras. As paradas eram sempre no meio do nada, onde existem pequenos vilarejos, bem menores do que Pakbang, que já é muito pequena, energia lá, só a base de gerador, tudo chega lá por barco. Em cerca de 15 minutos andamos por toda a vila com calma.

Dica importante: assim que o barco atracar em Pakbang, procure por sua bagagem e só assim deixe o barco, porque depois vira uma bagunça só e vai muito mais difícil pra achar. O mesmo serve para quando chegar em Luang Prabhang.

Existem diversas guest houses lá, escolha uma quando desembarcar e pronto.

No dia seguinte o barco parte por volta das 9:30 da manhã.

Mais uma dica importante: chegue sempre mais cedo, para poder escolher bons lugares, porque o barco vai estar realmente lotado.
Última dica importante: conheça todas as pessoas que puder, isso vai tornar sua viagem mais divertida, você poder aprender com aquelas pessoas ou fazer bons amigos, como aconteceu comigo e com a Lia. Além é claro de termos ganho companhia para os dias em Luang Prabhang.

Voltando a viagem de barco...

O segundo dia de viagem é mais longo, cerca de 7 horas. E como no dia anterior, faz algumas paradas no meio do nada para deixar algumas pessoas, sempre pessoas do Laos.
Achei que a viagem foi muito tranqüila, não é perigosa como tínhamos ouvido falar e foi divertida. No fim valeu muito a pena e eu recomendo, mesmo se você estiver fazendo uma viagem de pouco tempo. É uma experiência única, além de ter sempre uma paisagem muito bonita ao fundo.

Chegamos em Luang Prabhang e junto com mais 3 pessoas que conhemos no barco (1 brasileiro e 2 argentinos), fomos procurar um lugar pra ficar. Nossa guest house fica perto do rio Mekonke e é realmente barata, estamos pagando aqui em um quarto para nós duas menos do que eu paguei em Bangkok, num quarto para 10 meninas...

Depois escrevo mais sobre Luang Prabhang e coloco fotos.

Hoje estamos pegando um vôo daqui para Hanoi e não tenho tempo pra  fazer isso, sem contar que a internet é super lenta por aqui, mas já adianto, Luang Prabhang é uma cidade linda, adorei!!!

Queríamos ter ficado mais tempo, mas não achamos vôo pro fim de semana...

Vou ficando por aqui e volto pra falar de Luang Prabhang e do Vietnam.
Beijos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário