segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Camboja

Eu simplesmente adorei o Camboja!!!!

Com certeza foi o país que eu vi as coisas mais fortes dessa viagem, mas o país é adorável!

O país viveu em guerra civil até 1979, talvez uma das mais devastadoras e cruéis que teve no mundo, como lá eu só ouvi falar da guerra civil de Ruanda.
O país foi completamente destruido e ainda hoje está em reconstrução. As estradas são muito boas, mas são novas, coisa de 2 anos... nas cidade é possível ver em todos os cantos resquícios da guerra civil e as obras de melhoria das mesmas.
O Camboja também é o país mais pobre que eu visitei, o dolar roda no
país quase que como moeda oficial, em todos os lugares, bar, restaurante, posto de gasolina, supermercado, enfim, todos os lugares mesmo os preços estão em dolar.

Minha primeira parada no Camboja foi Phnom Phen, a capital do país. Ela já foi quase toda reconstruida e me pareceu ser a cidade mais rica do
Camboja. Tudo está localizado lá, embaixadas, sede do governo, sede da ONU... tudo lá é mais caro, mas mesmo assim não é caro como a Europa.

Em Phnom Phen fomos visitar onde foi a prisão durante a guerra civil, o lugar se chama S-21 e antes de ser uma prisão era uma escola. O lugar
está do mesmo jeito que foi encontrado no fim da guerra.
Fomos também em um lugar chamado Killing Fields, esse é o lugar onde os prisioneiros de guerra e suas famílias foram assassinadas.
Não sei como um ser humano pode ser tão cruel. Eles matavam a família inteira, para não sobrar ninguém e não ter ninguém para se revoltar contra eles. Mataram homens, mulheres, crianças e até mesmo bebês, onde a crueldade se mostrou maior, eles matavam os bebês esmagando seus crânios contra os troncos de árvore.... os vários ossos encontrados estão lá, numa espécie de mausoléu, para lembrar a todos do que aconteceu lá, tantos os nativos quanto os estrangeiros, para que aquilo não se repita novamente. As escavações também estão lá, e tem um pequeno museu contando toda a história da guerra civil e do genocídio. Foi a coisa mais forte que eu vi em toda a minha vida!

De Phnom Phen seguimos para Siem Reap, a cidade é charmosa, e como em todo o Camboja ainda tem lugares em construção. Siem Reap é onde estão os templos de Angkor, onde um deles é famoso por causa de um filme da Angelina Jolie (Lara Croft-Tomb Rider).
Na viagem conhecemos uma menina japonesa, que estava viajando sozinha, ela acabou ficando com a gente, e foi uma companhia muito agradavel.

Siem Reap é muito mais pobre que Phnom Phen, como em muitos lugares no Brasil, vê-se crianças pedindo dinheiro, vendendo coisas na rua, principalmente nas áreas mais turísticas. Vê-se também muitos sobreviventes da guerra civil ou mutilados por minas terrestres.

Passamos um dia inteiro visitando as templos de Angkor. E da mesma forma que é difícil entender como alguém construiu tudo aquilo, é difícil entender como a crueldade humana pôde querer destruir tudo, sim, durante a guerra civil os templos foram constantemente atacados, eles não queriam que os cambojanos tivessem educação, cultura, religião e nenhum outro tipo de conhecimento. Os templos que eu mais gostei foram Angkor Wat e Tha Phrom(onde foi filmado o tal filme com Angelina Jolie). O lugar é incrível, um lugar que todo mundo deveria visitar. A parte ruim é que na entrada dos templos e na saída, a todo momento vê-se crianças vendendo alguma coisa. Elas te seguem, seguram a sua mão, imploram pra você comprar alguma coisa, algo difícil de se ver, mas não tem como parar toda vez, em alguns momentos fui rude, simplesmente dizia não e saia andando... mas parei muitas vezes e conversei com as crianças, elas são adoráveis.

Como só tivemos duas noites em Siem Reap, na segunda noite fomos conhecer a noite por lá. Primeiro fomos jantar um típico churrasco cambojano com direito a carne de cobra, que por sinal é muito gostosa. De lá seguimos pra um bar bem legal, foi dia de beber e dançar um pouco, realmente nos divertimos muito.

Dia seguinte foi dia de mudança. Saímos do Camboja e fizemos uma longa viagem até Phi Phi, que depois eu escrevo contando.
Nada de fotos por agora, estou escrevendo do ipod e não tenho como colocar foto, mas quando for possível eu posto algumas.

Outro dia escrevo sobre a viagem e sobre Phi Phi, mas já fica uma dica aos viajantes, quem quiser vir, venha com passaporte brasileiro, o visto é mais longo e mais barato :0))

Ah, hoje tem exatos 100 dias que estou viajando...

Beijos a todos!!

5 comentários:

  1. Carne de cobra? Só vendo pra crer... rsrsrs

    Não esquece de mandar fotos de Phi Phi, please!!

    Beijos, Aline

    ResponderExcluir
  2. oiee..
    e ai menina como anda por ai?? tempo que a gente nao se fala...
    beijos.

    ResponderExcluir
  3. pois é... eu que viajo e vc que some... mas por aqui está tudo bem, estou adorando tudo!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Livia, falei contigo em alguns dos tópicos dos mochileiros na asia. Acompanho o blog; uma vez mochileiro, sempre interessado nas outras mochilas. Camboja foi minha maior surpresa. De todos os lugares que passei. Só vendo e andando para sentir.

    ResponderExcluir
  5. Ei Willian,
    adorei ter ido ao Camboja, realmente uma experiência única na vida!!
    Que bom que está acompanhando por aqui, fica difícil entrar no orkut sempre..
    Beijos

    ResponderExcluir