sábado, 14 de novembro de 2009

Huê

Huê é a antiga capital do Vietnam. Ficamos lá por 2 noites, e apesar da cidade ser grande, deu pra ver tudo e andar bem pela cidade.
A cidade não chega a ser estressante como Hanoi, mas a todo momento tem alguém te oferecendo motobike, passeio de bicicleta ou perguntado pra onde você vai, sempre com a intensão de oferecer algo mais depois.

Os dias que passamos em Huê foram os mais quentes dessa viagem, talvez os mais quentes da minha vida, no primeiro dia nem conseguimos andar direito pela cidade, de tão calor que estava.

No segundo dia resolvemos fechar um tour, pra facilitar a nossa vida, já que o calor não havia diminuído.
Como a cidade foi capital do país na época que o Vietnam tinha imperadores, os mesmos foram enterrados lá. Nesse tour visitamos as tumbas deles, cada lugar lindo, pela beleza natural, pela arquitetura e riqueza de detalhes.
Quando eu conseguir passar as fotos pro computador eu coloco aqui pra vocês verem.

Visitamos também o que eles chamam de Citadel, que é onde a cidade começou. Infelizmente essa parte foi praticamente toda destruída durante a guerra, que a propósito, eles chamam de "American War", não Guerra do Vietnam, como nós aprendemos no Brasil.
Eles estão restaurando a Citadel, mas conseguimos ver partes que não foram atingidas ou já restauradas, também é um lugar muito bonito.
Como o dia estava muito quente resolvemos pegar uma dessas bicicletas guiadas por um nativo para dar uma volta pela região. O cara era muito simpático, mas no fim virou uma confusão. Na hora de pagar, ele queria cobrar um preço e a gente tinha acordado outro, pelo menos foi o que a gente achou, mas como o inglês deles é bem ruim, cada um entendeu uma coisa e pronto, foi uma novela, até que pagamos nem o preço dele nem o nosso.
Então, quem resolver pegar uma dessas bicicletas, confirme mais de uma vez o preço final, assim tudo fica mais fácil.

A comida em Huê também é muito boa. Como no Brasil, cada região tem um estilo, prato típico próprio, é claro que provei uma especialidade de lá, uma delícia!

Em Hanoi fomos no museu da mulher, que conta a participação das mulheres vietnamitas durante a guerra.
Em Huê fomos num outro museu, que já fala mais geral da guerra.
Durante esses dias no Vietnam encontramos muitas pessoas viajando que também viram várias outras coisas sobre a guerra e descobri que os Estados Unidos jogou várias bombas no Laos, minas terrestres, que estão lá até hoje....
Tudo o que essa guerra causou nesses países é muito pior que um 11 de setembro, e a gente não consegue ter idéia disso. Nos marca mais um atentado terrorista em solo americano, por toda a exposição que eles colocam na TV do que todas as guerras que eles provocaram. Mas deveria ser o contrario. A destruição, famílias sem pai e mãe, a pobreza causada e as consequencias por aqui, estão aqui até hoje....

Voltando a falar de Huê...
a cidade é charmosa, mas de um jeito diferente, porque os prédios são muito velhos, o trânsito é um caos e faltam cores. Nas casas, nas roupas, nos carros e motos, em tudo o que tem na cidade. Mas as pessoas são simpáticas, prestativas, riem muito... uma mistura que da um charme na cidade, juntamente com o Perfume River, que separa a parte antiga da cidade da nova.

Na tarde do terceiro dia pegamos um ônibus rumo a Hoi An, onde estou agora, mas depois escrevo contando.
Já adianto que a cidade é muito bonitinha, gostei bastante daqui.

Beijos!
Ps: amanhã a noite sigo para Ho Chi Minh, antiga Saigon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário