terça-feira, 10 de novembro de 2009

De Hanoi para Huế

No fim das contas acabei ficando pouco mais de 24 horas em Hanoi.

Hanoi é a maior cidade do Vietnam e uma das maiores do sudeste asiático e com certeza é a cidade com o trânsito mais caótico que eu já vi em toda a minha vida.
Eu achava que esse problema do trânsito era só em Hanoi, mas depois que fui para Ha Long Bay e da viagem até Huế, já acho que o problema é em todo o Vietnam.
É como se nesse país não existisse faixa de trânsito, faixa de pedestre muito menos. Sinal de trânsito existe, só não descobri ainda como funciona. Não vi nenhum guarda de trânsito nas ruas nem nas estradas.... enfim, se existe código ou leis de trânsito, elas não são aplicas, porque atravessar uma rua é como arriscar a própria vida.

Em poucos dias que estou aqui vi um acidente de trânsito e por pouco a nossa van que fez o caminho Ha Long City-Hanoi não bateu. Quem quiser viajar por esses cantos, não esqueça do seguro de vida!!!

Falando mais um pouco sobre Hanoi... fiquei hospedada no Hanoi Backpackers. O staff é muito legal, os viajantes que se hospedam por lá também são. Mas meu conselho é ir para a rua do Hanoi Backpackers e escolher algum dos muitos hostel que tem por lá. A qualidade vai ser a mesma e o preço mais em conta.
Eu achei Hanoi uma cidade estressante, a confusão do trânsito ajuda muito e as buzinas não param um minuto. As 24 horas e poucas que passei por lá foram suficientes pra mim, agora, pra quem gosta de uma cidade grande e cheia de confusão (e não estou falando de nada como São Paulo não), talvez possa ficar uns dias mais :o))

Pra quem for, mais uma dica: comer na rua é tudo de bom!!! A comida vietnamita é deliciosa. Comi um macarrão cheio de coisas na primeira noite delicioso, paguei algo em torno de 1.15 dolares. Na segunda noite comi um churrasco com vários tipos de carne (escolhi um pouco de cada coisa que tinha pra provar, a maioria ainda não sei o que é, rsrsrsrs) e paguei menos de 7 dolares (incluindo as 3 cervejas que tomamos). Todos esses lugares fica bem próximos ao hostel, não lembro o nome da rua, mas é só perguntar na recepção do hostel que você estiver. Diga que quer comer comida vietnamita na rua e pronto!

O passeio para Ha Long Bay foi muito bom, vale um post só sobre ele, que vai ficar pra outra hora... agora quero falar mais sobre a viagem de Hanoi pra Huế.
Compramos o ticket do ônibus no hostel mesmo, super tranqüilo. Mas, como tudo aqui no Vietnam, a noção de tempo deles é bem diferente do normal, 10 minutos podem ser 20 ou 30, e eles não ligam se você está esperando muito ou não.
O nosso ônibus era para ter saído as 17:30 do hostel e fomos sair por volta das 19 horas... como eles estavam atrasados, todo o começo da viagem foi estressante. O motorista chegou a ser grosso com a gente, e normalmente os vietnamitas são um povo muito receptivo e simpático. Bom, passado o estresse inicial, nos acomodamos nas nossas poltronas-camas e a viagem seguiu. Isso mesmo, como são cerca de 13 horas de viagem, os ônibus são com camas, confortáveis, acabei ficando com a cama de cima, mas aconselho a escolherem a cama de baixo, porque o ônibus balança um pouco.
Da mesma forma como os carros andam nas cidades, o ônibus anda na estrada, a buzina não para um minuto, alertando quem está na frente pra sair do caminho.
No começo da viagem estava passando vários clips de música vietnamita, mas foi a coisa mais brega que eu já vi e ouvi na minha vida, rsrsrsrs, no fim deu pra se divertir e relaxar, o mais engraçado era quando algum cantor que eles gostavam aparecia, aumentavam o som o pronto, o problema é seu que quer dormir, ler um livro ou fazer qualquer outra coisa....

Depois de umas 3 horas de viagem o ônibus parou para uma pausa, na hora de seguirmos viagem o que aconteceu??? O ônibus não queria funcionar de jeito nenhum, o povo do lugar onde paramos foi empurrar o ônibus e pronto, ônibus funcionando novamente era hora de seguir viagem. De lá pra cá, mais nenhuma parada, só muitas buzinas e desviadas de quem estava na contra-mão.
A viagem parece ser meio estressante, mas vale a pena, ou então quem quiser pode pagar um pouco mais e vir de trem, a diferença de uma passagem para outra é de 17 dolares.

Chegando em Huế decidimos não ficar em hostel, estamos em um hotelzinho mesmo, muito tranquilo e por um bom preço. Estamos pagando 5 dolares cada uma por dia, com ar-condicionado e computador com internet no nosso quarto. O nome do hotel é Binh Du’o’ng, fica a indicação. O Hanoi Backpackers tem uma filial aqui, o Huế Backpackers, o dormitório custa 6 dolares por pessoa (quarto com 10 camas) e tem café da manhã e internet, pra quem quer farra, pode ser uma boa ficar lá, porque eles tem 1 hora de cerveja de graça no fim do dia...

Bom, depois volto para escrever mais sobre Ha Long Bay, Huế e colocar fotos.
Beijos!!!

3 comentários:

  1. Oi Licia, qual seu e-mail querida???
    Vou te escrever o e-mail...
    Hanoi tem essa fama mesmo...hahahha...viva a buzina...hahaha!!!!
    Bjos e boa viagem!!!
    ps: qtas horas e de trem esse mesmo percurso???
    ps2: Hoi An e ai do lado de Hue ne? A galera fala q e a cidade mais charmosa do Vietnam..aiaiai...mal posso esperar!

    ah, e a Keila aqui...o meu e-mail e keilagarcianomundo@live.co.uk

    ResponderExcluir
  2. Keila,
    Te mandei um e-mail já ;0)
    Quanto ao trem, ele gasta mais ou menos o mesmo tempo que o ônibus..
    De Huê pra Hoi An são +- 4 horas de ônibus, esse percurso é de dia e a passagem custa 3 dólares. Huê não é praia, mas Hoi An é.
    Depois falo qual é a cidade mais charmosa, mas até agora Luang Prabang no Laos está ganhando, rsrsrsrs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Acabei de te responder o e-mail..
    Vc nao foi em Sapa nao? Dizem q e lindissimo, bem original. Tb tava em duvida se passo la...
    Legal, as cidades sao pertinho-Hue e Hoi An..e super barato..estamos esperando as fotinhas e vc contar do passeio em Halong Bay..
    Bj
    ps..e a Keila aqui..n consigo colocar meu e-mail aqui..

    ResponderExcluir