quinta-feira, 26 de novembro de 2009

A viagem até Ko Phi Phi

Para quem não sabe, Ko Phi Phi é uma ilha no sul da Tailândia.
Naquele tsunami ocorrido no fim de 2004, a ilha ficou praticamente toda destruída, mas hoje não é possível ver nenhum resquício do ocorrido. Ko Phi Phi ficou famosa também por ter sido cenário de um filme do Leonardo di Caprio(A Praia).

Bom, falando da viagem...
Quando estava no Vietnam, decidi continuar com a companhia da Lia enquanto ela estivesse por aqui, já que depois disso terei mais 3 meses viajando sozinha.
Bom, decisão tomada e então nosso último destino seria Ko Phi Phi no sul da Tailândia. Paramos um dia na internet, compramos os tickets de trem necessários e fizemos algumas pesquisas. Depois de tudo resolvido o próximo passo seria só em Siem Reap(no Camboja).

Quando chegamos a Siem Reap logo fechamos em táxi (por 15 dólares cada uma) para nos levar até a fronteira com a Tailândia. Chegado o dia de partir, e seguimos às 6h da manhã rumo a fronteira. A viagem que supostamente deveria levar 3 horas levou 1:30h.....
atravessar aquela fronteira foi meio complicado, não existe nenhuma placa e ninguém dando informação, mas com um pouco de paciência conseguimos encontrar os lugares certos e entrar na Tailândia. Bom.... eis que me surge algo novo, supostamente, o visto tailandês pra quem chega por terra é de 15 dias, eu já estava preparada para gastar alguns muitos baths pedindo a extensão do visto, mas quando eu abro meu passaporte, vejo que ganhei um visto de 90 dias..... sim, aparentemente isso é só para o passaporte brasileiro, o europeu, americano, canadense e outros tantos, o visto é realmente de 15 dias...

Ok, fronteira cruzada e era hora de seguir caminho para Bangkok.
Pegamos então um tuk-tuk até a estação de ônibus e de lá um ônibus para Bangkok.
Quando planejamos tudo, imaginamos chegar a Bangkok por volta das 17:30, o que estava bom, porque nosso trem era as 19:30, então teríamos tempo para enfrentar o trânsito louco daquela cidade e ainda comer algo com calma. Mas no fim, tudo foi mais rápido e chegamos em Bangkok por volta das 14 horas... pegamos um tuk-tuk até a estação de trem, e como estávamos morta da viagem decidimos ficar por lá mesmo até a hora do nosso trem, o que não foi problema, já que a estação é super movimentada e tem tudo o que se pode precisar.

Quando deu 18 horas vi algo inusitado, todos os tailandeses se puseram de pé e começaram a cantar algo que imagino ser o hino nacional deles, a música tocou nos alto falantes da estação como também passou na TV.... queria muito ter tirado uma foto daquilo, mas por
respeito preferi não fazer.

19 horas e foi hora de seguirmos pro nosso trem. Compramos uma passagem sleeper, por volta das 21 horas o controler do vagão arrumou nossas camas e pronto, só acordei no dia seguinte, as 6 horas da manhã, hora que supostamente deveríamos chegar a Sura Thani, mas como o trem estava atrasado, só chegamos lá as 7:20.
Viagem longa, mas ainda não tinha acabado.... de Sura Thani pegamos um ônibus pra Krabi, 2 horas de viagem e ficamos paradas no meio do nada esperando dar meio dia e seguir para o píer, onde saem os ferrys pra Ko Phi Phi e Pucket.
Meu conselho? Quem quiser vir, faça diferente, tente achar uma passagem barata de avião até Pucket ou Krabi e de lá pegue um ferry até Phi Phi, ou então em Sura Thani pague um tuk-tuk até a estação de ônibus, não pegue os ônibus na estação de trem... em Krabi vá por conta própria ao píer, as oportunidades de ferry ou barco são maiores e mais baratas...

Éramos umas 14 pessoas esperando nesse lugar no meio do nada e quando deu meio dia chegou um tuk-tuk grande e seguimos todos até o píer. O ferry partia só as 13:30, nesse meio tempo conhecemos uma polonesa, Wioletta, que acabou ficando conosco em Phi Phi.
13:30 e partimos rumo a Phi Phi, chegamos na ilha um pouco depois das 16 horas e fomos procurar acomodação. Em todo lugar tem alguém oferecendo quarto e/ou bangalô, decidimos andar um pouco e procurar por conta própria. A ilha está bem cheia e não foi muito fácil achar um lugar, mas acabamos achando um quarto no "Resorte PP Princess". Não é um resorte como somos acostumados no Brasil, mas o lugar é legal, barato para os padrões da ilha (estamos pagando algo como 16 dólares cada, o lugar mais caro na Asia até agora...), fica perto da praia e de tudo o que precisamos.

Levamos mais de 30 horas viajando, mas no fim valeu a pena, Phi Phi é linda, um tanto quanto cheia pro meu gosto, mas as praias são bonitas.

Ainda sem fotos... e depois escrevo falando realmente de Phi Phi.

Beijos e bom fim de semana por aí!!
Licia

4 comentários:

  1. Boas notícias, apesar da longa viagem.
    Esta semana estarei de volta a fazenda, tudo na perfeita ordem,vou com Simone.
    Louca para ver as fotos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Hey Licia!

    Nós não nos conhecemos, mas tenho acompanhado seu blog desde o dia que vc passou aqui em Kuala Lumpur. Meu nome é Lucas, sou trainee pela AIESEC Itajubá e estou na Malásia a 8 meses.

    Tenho uma viagem planejada para a Tailândia no entre Natal e Ano Novo.. sei que vou enfrentar uma multidão de turistas por ai, mas é a data que tenho disponivel. E estou muito preocupado com acomodação em Phi Phi. Vc teria qualquer contato ai pra me passar, pelo qual eu posso reservar um lugar bacana na ilha?

    Realmente fantástica essa sua aventura... devo confessar que te invejo um pouco por viajar por todos esses lugares! Estou a 8 meses por aqui mas até agora só viajei pela Malásia mesmo! O trabalho nos prende muito... e a propósito, eu tenho quase certeza que essa Wioleta que vc mencionou trabalha comigo aqui em KL! Ela está viajando uns 10 dias com o namorado Tomek (eu acho que escreve assim) pela Tailândia! Que coincidência se for verdade!

    Bem... deixa eu parar de escrever que tambem sei que vc nao deve ter muito tempo pra ficar lendo tudo! =p

    Beijos e boa aventura!

    ResponderExcluir
  3. Ei Lucas,
    então, não sei se realmente vai ser difícil, mas caro vai, se prepare pra pagar algo como de 800 a 1000 bath num quarto.
    Bom, já que quer adiantar alguma coisa, entra em contato com o Peeyawat Phetsong, ele é tailandês e tem uma agência de viagem e mergulho, ou algo do tipo, lá em Phi Phi. Ele e a mulher dele, que é inglesa, são super gente boa. O e-mail dele é support@guide4thailand.com, tem telefone tb +66(0)831816915.
    Ah, onde vai estar no Ano Novo? E até dia 05/01? Meu vôo pra India sai de KL...
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Licia!

    Pois eh... eu meio que jah esperava esse preco msm. Vamos ver o que consigo fazer por lah neh.... enfrentar a legiao de europeus com seus euros nao vai ser facil.

    Muito obrigado pelo contato viu! Vou mandar um email para eles entao..

    Sobre o Ano Novo, eu estarei na Tailandia ainda. Volto a KL no dia 4 de janeiro... qnd vc vem pra cah?

    Ateh mais! Beijos!

    ResponderExcluir