terça-feira, 17 de novembro de 2009

Hoi An

Hoi An definitivamente é a cidade que mais gostei no Vietnam.

Como em todo o Vietnam, o trânsito lá é um caos, muitas motocicletas na rua, em todo o Vietnam é assim, tirando aqui em Ho Chi Minh, que vi bastante carro na rua, o resto são essas motinhas pra todo o lado.

Chegamos em Hoi An já era noite. Achamos uma guest house bem legal, fora de centro mas muito perto, a cidade é pequena... não tenho certeza do nome, mas é algo do tipo Vinh Huy. Outra opção pra quem pra lá é se hospedar num hotelzinho chamado An Hoi, conheci pessoas que ficaram lá e gostaram, um pouco mais próximo do centro da cidade que o que eu fiquei.

Como já era noite, fomos procurar algo pra comer e dar uma volta pela cidade. Hoi An é conhecida pelas suas muitas lojas de roupa, você chega lá, escolhe o modelo, decido e eles fabricam pra você. Fomos então dar uma conferida, já que os preços são bons... depois de andar e olhar muita loja, realmente os preços eram bons, mas a qualidade deixava muito a desejar, acabei não comprando nada.

Segundo dia, sol... alugamos uma bicicleta e fomos pra praia,
escolhemos ir à praia que a nossa host indicou, 2km da cidade. O passeio foi ótimo, o sol não estava forte e tinha um ventinho agradavel.


Chegamos na praia... bonita, mas o Brasil tem praias mais bonitas!
Sentamos numa sombrinha de palha de um dos muitos bar/restaurante que tem na beira da areia e ficamos boa parte de dia por lá. A água é quentinha como na Bahia, uma delícia! E o mar não era forte.


Quase fim do dia e resolvemos voltar.... mais uma volta pela cidade e resolvemos parar no mercado de comida para jantar, escolhemos um peixe grelhado na folha de bananeira, uma delícia, mas o tempero não me caiu bem...

A cidade a noite é mais charmosa do que durante o dia. Como ela tem uma grande influência chinesa, vê-se facilmente pelas ruas lanternas adornando os bares e restaurantes, principalmente os que estão a beira do rio, criando todo um charme na cidade.


Terceiro dia e o sol não apareceu, pela manhã chegou a cair uma
chuvinha fina, mas não nos impediu de sair.
Como não tínhamos muito o que fazer, fomos procurar um legal bem legal pra comer, e achamos, uma boulangerie deliciosa (desculpem mas não me lembro do nome... sei que fica a uma quadra do rio, próxima da Le Lói). Demos mais uma volta pela cidade e voltamos pra guest house.


De noite foi hora de procurar um restaurante com comida do "oeste", as vezes essas coisas fazem falta! Achamos um muito bom, carinho, mas tem um clima bem animado e fica no meio do movimento da cidade. Comi um frango grelhado delicioso!!!
Nessa mesma noite encontramos um argentino muito gente boa que conhecemos em Luang Prabang, coincidências dessa viagem... vira e mexe esbarramos em alguém que encontramos e outra cidade.

Quarto e último dia... a Lia resolveu mandar fazer uma blusa e um vestido, acabamos ficando o dia inteiro por conta disso, como foi mais um dia sem sol, resolvemos explorar uma parte da cidade menos turística, mas igualmente interessante.
O povo sempre muito simpático, dando tchauzinho, rindo, mandando beijo...

De noite foi hora de seguir em frente e mudar de destino. Pegamos um vôo pela Vietnam Airlines direto pra Ho Chi Minh City, ou Saigon como conhecemos aí.
Oaeroporto não fica em Hoi An, mas na cidade vizinha, meia hora de carro. Pegamos um taxi pra ir de um lugar para o outro, tranqüilo, e foi aí que aconteceu um dos momentos mais inusitados dessa viagem.
Derrepente no rádio do táxi começa a tocar: "Chorando se foi quem um dia só me fez chorar... Chorando estará, ao lembrar de um amor que um dia não soube cuidar.."
Em português!!! Quem é mais ou menos da minha idade lembra bem dessa música, na época em que no Brasil lambada era moda.... rimos muito dentro do táxi, foi bem engraçado.

O aeroporto de Da Nang(a tal cidade que falei a cima) é bem pequeno, maior que o de Luang Prabang, mas também acho que não tem como ser menor do que aquele... tínhamos que esperar 1h30min e só tinha um lugar que vendia comida e nada mais, mesmo assim as opções de comida não eram muitas, o bom foi que achei uma internet sem fio e fiz umas pesquisas pelo ipod.
O vôo pra Ho Chi Minh foi tranqüilo, chegamos na cidade já era mais de 11 horas da noite. A primeira impressão é que a cidade é mais western do que as outras que vimos por aqui, o trânsito menos louco e mais carros na rua.
Estamos instaladas numa guest house bem legal, Nhât Thåo o nome dela. Fica na rua Bui Vien, essa é a rua dos backpackers, é só chegar e
escolher onde quer ficar.

Daqui a pouco volto e escrevo sobre Saigon...

3 comentários:

  1. Oi, Licia!
    Tenho acompanhado seu blog há algum tempo. E a cada post seu cresce minha admiraçao por sua alegria, coragem, disposiçào, visao humanistica das coisas, por está realizando seus sonhos...
    Vc nao me conhece,nem eu te conheço além de por aqui pelo blog. Mas tb tenho o mesmo sonho de viajar pelo mundo e conhecer vários lugares e países e gostaria muito de trocar informações e até opinioes a respeito. Entao se puder me mandar seu e-mail, agradeceria muito. o meu é riccsb@gmail.com.
    Muito, obrigado.Boa Viagem.
    Fica com Deus e seja feliz.

    ResponderExcluir
  2. Ricardo, já te mandei meu e-mail!
    QUe bom que está gostando do blog.
    Bjos

    ResponderExcluir