quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Ho Chi Minh City.... ou Saigon???

Na verdade tanto faz, Saigon é o nome antigo da cidade, mas depois que a "American War" terminou a cidade passou a se chamar Ho Chi Minh (HCMC), em homenagem ao general Ho Chi Minh, que comandou o levante vietnamita.

A primeira impressão que eu tive da cidade permaneceu. Gostei de andar pelas ruas e poder constatar as grandes diferenças que existem no Vietnam.

O povo, no geral está sempre rindo, fala com você a todo momento, é simpático, educado, mas estar em um dos muitos mercados existentes em todas as cidades vietnamitas e perguntar o preço de algo, pronto, prepare-se para a dor de cabeça. E se você não comprar nada, pronto, mudam completamente, viram mal educados mesmo.
A cidade com o maior número de carros, sem dúvida é Saigon, e se você acha que os carros são antigos, que nada, só tem carrão pelas ruas. Mas o número de motocicletas existente nesse país deve ser o
maior em todo mundo.
Lei de trânsito? O que é isso??? As motocicletas andam inclusive na calçada, e ai; de quem não sair da frente.
No Vietnam, como no Laos, não se vê MacDonald's ou nenhum desses outros símbolos americanos, mas a moeda corrente nas ruas é o dolar, o dinheiro deles vale muito pouco, tudo custa mais de mil.
O povo é pobre, mas eles sabem aproveitar bem essa "condição". As crianças estão sempre nas ruas vendendo algo, tem sempre alguém numa cadeira de rodas pedindo dinheiro e coisas do tipo. Será que isso parece familiar a alguém??

Voltando a falar de Saigon... sim, todo mundo, até mesmo os locais ainda se referem a cidade como Saigon.

Andamos pela cidade tentando não ser atropeladas por nenhuma motocicleta, o que mais me impressionou foi como os nativos atravessam a rua sem nem ou menos se preocuparem com o que está na rua...

A cidade, como todas as outras é bem quente, é incrível como as pessoas estão tão acostumadas com o calor local que estão sempre de blusa de frio e não suam, pelo menos não que a gente perceba.
O nível da poluição é muito alto na cidade, é muito fácil ver pessoas na rua com máscaras do tipo cirúrgica.

Em HCMC passamos por várias áreas verdes, e sempre cheias de gente tomando café gelado, ou jogando um jogo local, ou simplesmente um grupo de jovens conversando.

Como disse antes, ficamos na rua que todos os viajantes ficam, e novamente encontramos com o argentino de Luang Prabang e encontramos também com 2 garotos que conhecemos em Ha Long Bay.... rsrsrs

Vendo uma coisa aqui, lendo uma revista ali, achamos o endereço de um restaurante brasileiro, conclusão? Fomos almoçar lá. Andamos metade de Saigon até chegar no lugar, mas no fim valeu a pena. Ok, o restaurante é um restaurante brasileiro para estrangeiros, a começar pela decoração, que nas paredes tem desenhos de folha de bananeira e papagaios, e é claro um quadro com 3 mulatas do carnaval carioca. Bom, falando da comida.. escolhemos um set com 3 opções de carne e um acompanhamento, mas olhando pro cardápio vimos uma opção que não estava nas nossas opções, feijoada... resolvemos pedir então uma porção. O garçom falou que iria trazer um pouco pra gente experimentar, foi aí que demos o pulo do gato, falamos que éramos brasileiras e que não precisava, pronto, ganhamos a porção de feijoada extra e mais 2 acompanhamentos. A comida tinha um tempero local, mas estava muito boa, praticamento comida brasileira de verdade!

Fechamos o dia num happy hour perto da nossa guest house, só uma cervejinha e fomos dormir, já que o dia seguinte seria de mudança.
Dissemos adeus ao Vietnam e depois de 7 horas de viagem chegamos a Phnom Penh, capital do Camboja.
Fizemos o trajeto de ônibus, que foi bem tranqüilo, tirando é claro
a parte de passar pela fronteira.

Depois de pouco mais de meia hora de viagem, um cara da companhia de ônibus saiu recolhendo nossos passaportes. Quando chegamos na saída do Vietnam, falaram pra gente descer do ônibus e pegar nossas coisas, isso mesmo, tive que pegar toda a minha bagagem (minha mochila hoje pesa cerca de 20kg) e ir para a imigração. Todas as bolsas e malas são passadas por um scanner, enquanto o cara do ônibus leva nossos passaportes para a imigração. Aí fica aquele monte de gente embolada esperando sabe-se lá o quê. Eles falam muito pouco inglês, a única informação que tínhamos era a de esperar. Até que então um oficial da imigração vietnamita começa a chamar os nomes e a mostrar o passaporte, cada um vai até ele, pega seu passaporte e segue para o ônibus. Pronto, já estava fora do Vietnam mas ainda não tinha entrado no Camboja.
Depois que todos estavam de volta ao ônibus seguimos para a fronteira do Camboja. Chegando lá o ônibus para novamente e todo mundo segue para a área de solicitação de visto. Dessa vez nossas bagagens ficaram dentro do ônibus. Enquanto estávamos lá esperando nossos passaportes chega o mesmo cara de antes da companhia de ônibus, agora com um tradutor. Ele diz que ônibus não pode ficar ali esperando, por isso eles vão seguir para um restaurante a 3km dali e vão ficar esperando por nós, ainda disse que pra gente ir até o restaurante é tranqüilo, é só pegar uma motocicleta... bom, não tinha jeito mesmo...
Depois do visto em mãos seguimos para a imigração, tudo certo foi a hora de medirem nossa temperatura, quem estivesse com a temperatura corporal alterada tinha que ir pra quarentena, sim, isso é por causa da gripe suína. Bom, depois de todo esse processo o jeito foi pagar 1dolar pra um cara de motocicleta nos levar até o ônibus.
Chegando ao tal restaurante, pausa pro almoço e pronto, hora de seguir viagem. Agora oficialmente estamos no Camboja.

Chegando em Phnom Pehn a novela foi achar uma guest house, depois de muito rodar achamos uma legal, fica próxima ao Royal Palace, o nome dela é AKA.

Já dei uma volta pela cidade, que me pareceu ser bem interessante, bem diferente do que eu havia ouvido falar... amanhã vamos passear por aqui, ver se as impressões permanecem as mesmas e volto pra contar mais.

Beijos!!!
Ps: as fotos eu coloco outro dia...

2 comentários:

  1. Olá Licia!! Tenho acompanhado o seu blog desde o início da sua viagem, mas nunca tinha comentado.

    Eu adoro ler as tuas aventuras, são realmente incríveis!! Parabéns pela coragem e continue aproveitando o máximo que estaremos aqui, acompanhando tudo!!

    Fiquei com muita vontade de conhecer Laos, Vietnan e Camboja!!

    ResponderExcluir
  2. Ola Licia!
    estou de volta, mas dessa vez pra te cobrar!
    Cansou de Postar aqui foi?
    Estamos com saudades e anciosos para continuarmos acompanhando a suas aventuras!

    torcermos por vc!!!!

    fique em paz e boa diversao ai!

    ResponderExcluir