quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Um pouco da India

Ja estou na India ha' um bom tempo (17 dias), principalmente considerando o tempo em que fiquei em cada pais, e por aqui ja' passei por 6 cidades, agora estou na setima cidade.

Vou escrever aqui um pouco da minha impressao da India ate' agora....

As ruas indianas, mesmo nas cidades mais limpas, sao sujas, vacas sempre soltas pra todos os lados, as pessoas cospem e mijam na rua, tudo muito normal. Lixeira, nao existem em lugar nenhum, jogar papel no chao faz parte da rotina deles, seja no chao da rua, do bar, do onibus, do trem... nao importa, guardar lixo no bolso ou procurar uma lixeira nao e' necessario.

Pelas ruas, alem das muitas vacas, tem sempre muitos cachorros soltos, e as pessoas convivem com esses animais normalmente.
A vaca e' realmente sagrada, em alguns lugares as pessoas cuidam delas na rua, alimentam, cobrem nas noites frias, algumas ate' dao banho, ja' em outras cidades elas ficam simplesmente soltas, perambulando e comendo o lixo que e' deixado nas ruas. Achei isso estranho, nessas cidades, ja que o bicho e' sagrado.

Antes de vir pra ca', as pessoas me disseram pra tomar muito cuidado com os homens na rua, nunca aceitar o convite de um indiano pra sair, mesmo que seja durante o dia, porque a imagem que eles tem das mulheres ocidentais nao e' nada boa. Me falaram para nao usar roupas decotadas e curtas, e que os homens passam a mao mesmo nas mulheres.
Bom, estou seguindo os conselhos, todos eles, as vezes, acho ate' que um pouco exagerado, mas ate' agora, nenhum homem passou a mao em mim :o))
E nao importa que roupa voce esteja vestindo, todos sabem que voce nao e' indiana, e todos na rua sempre ficam te olhando, alguns puxam conversa, principalmente os motoristas de rickshaw e nos hoteis.

E por falar em hoteis, a nocao de higiene deles e' bem diferente da nossa, alguns, e' impossivel dormir na roupa de cama deles, tenho que usar meu saco de dormir, mas ja' consegui achar uns bons, inclusive o que eu estou agora, em Jodhpur, e' muito bom, mas um pouco mais caro, cosiderando os precos por aqui.
Uma vantagem em ficar em hoteis um pouco mais caros, ou mesmo de estar em cidade grande, e' que os donos dos hoteis nao acham que voce esta' na casa deles, e nao ficam te tratando como um hospede. As vezes isso e' bom, mas cansa toda hora ter que ficar aceitando tchai (que eu provei e nao gostei), so' para ser educada, ou ficar dando conversa toda hora que sai e chega do lugar, principalmente porque eles perguntam de tudo, o que voce fez no dia, onde foi, onde vai, perguntam sobre o seu pais, sua familia, trabalho, enfim, fazem um enooorme questionario. Responder uma vez, tudo bem, mas varias vezes e em todas as cidades, cansa.

A cultura indiana e' sempre vista facilmente em todas os lugares por onde se passa, se nao pelas vacas nas ruas, ve-se pelas mulheres "arrastanto o sari no mercado", ou por so' ter homens trabalhando em qualquer lugar que voce passe, ou pelos jornais, muitos em ingles, mas que falaram muito sobre tudo o que acontece na India, ou quando se bate um papo com o motorista do rickshaw, o dono/funcionario do restaurante que esta' almocando ou do hotel que esta' hospedado.
Tem muitas coisas interessantes, e eles realmente valorizam e vivem a cultura deles, mas tambem se ve, principalmente nas cidades grandes, mulheres indianas sem sari, com roupa normal, como usamos no ocidente e trabalhando, apesar de nao ser tao comum.
Os homens por aqui sao muito carinhosos entre si, se abracam, andam de maos dadas pelas ruas, tudo isso e' normal, mas o tratamento com a mulher e' um pouco diferente. As esposas deles, sao rainhas, dentro de casa elas que mandam, mas nas ruas, e' esquisito, elas pouco tem voz, ate' mesmo porque, elas so' estao pelas ruas a passeio.

Uma coisa chata que eu achei por aqui, pelo menos na minha percepcao, e' que os indianos sao um povo muito fechado na cultura e no meio de vida deles. Eles vivem bem entre hinduistas, budistas, parses, muculmanos, catolicos e qualquer outra religiao que exista no pais, mas pouco sabem ou quase nada do que acontece no mundo.
Conheci pessoas aqui com um certo grau de educacao, boa condicao financeira, que teoricamente sao pessoas que tem acesso mais facil a informacoes, mas que nao sabem onde fica o Brasil, nao sabem que America do Sul e' no continente Americano, nao sabem que existe uma crise economica que ainda afeta paises pelo mundo a fora, muito menos que essa mesma crise existe e/ou existiu.
A preocupacao com o meio ambiente tambem e' coisa de poucos no pais, e algo novo, a India, sem sombra de duvidas, e' o pais mais poluido que eu ja' passei, poluicao dos rios, das ruas, do ar, de todas as formas que conhecemos.

Pode parecer, com tudo isso, que nao estou gostando da India, alguns momentos nao gosto mesmo, mas em outros eu gosto. Uma coisa e' certa, e' impossivel vir para a India, ficar esse tempo todo que eu estou por aqui e voltar para casa a mesma pessoa, a India muda as pessoas, esse e' o pais que mais esta' me ensinando a dar valor pra tudo o que eu tenho no Brasil.

Estou agora em Jodhpur, outra cidade do Rajastao, que e' um estado mais rico na India. A cidade e' conhecida como a cidade azul, ainda nao tive muito tempo de conhecer a cidade, cheguei essa madrugada aqui... mas pelo pouco que ja' vi, Jodhpur parece nao ser tao tranquila como Jaisalmer, mas e' maior, e e' mais calma que Jaipur, com certeza.
Bom, depois eu venho e conto mais sobre Jodhpur.

Beijos e bom fim de semana a todos!!

4 comentários:

  1. Um monte de cachorro solto na rua? Eu aí ia ficar desviando o tempo todo!! hahahaha

    ResponderExcluir
  2. Aline, está curtindo um lado limpo do mundo, com águas cristalinas.
    Os posts dela são lindos, tenho acompanhado sempre.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Amando cada detalhe que vc escreve. Parabéns

    ResponderExcluir
  4. olá meu nome é Rafael, sou jornalista, e editor-chefe de uma revista de viagens e gostaria de manter contato com você, você teria um e-mail? na verdade tenho uma editoria que se chama pelo mundo afora, que tem como objetivo publicar um leitor contando as suas viagens pelo mundo. Vou deixar o meu e-mail se vc quiser te envio uma revista por e-mail redacao@conexaomagazine.com.br

    ResponderExcluir