segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Goa

Goa e' um dos estados indianos que foi colonizado por Portugal.
Por causa disso aqui e' bem diferente do resto da India.

Cheguei aqui na quinta-feira pela manha, achei um lugar para ficar e estou curtindo os dias e relaxando.

Por causa da colonizacao portuguesa e' muito facil achar igrejas catolicas em Goa, e ate' indianos catolicos, isso mesmo, muito diferente...
As mulheres indianas aqui usam sari, mas nem todas, algumas usam um longe vestido, que cobre os ombros e nao marca o corpo, e pronto!
Nos, as estrengeiras, podemos usar a roupa normal que usamos em nosso pais, inclusive, tenho ido a praia de biquini, e ninguem fica te olhando o tempo, prestando atencao em como voce esta' vestida ou nao.
Mas em Goa tambem existem templos hindus e vacas pelas ruas e praias.

A praia que eu escolhi ficar em Goa se chama Arambol, pela vila no norte de Goa. A vila e' meio que uma mistura de roca com praia, ou praia com roca... o que voces preferirem, rsrsrs
Ela e' bem pequena, tem praticamente duas ruas, que sao limpas. Tem 2 igrejas, uma eu vi que e' catolica, a outra nao consegui definir. Tem um templo induista e muito mais turista do que nativo.
A rua principal da parte turistica da cidade e' cheia de bares, restaurantes, guest houses e loginhas vendendo de tudo, principalmente coisas de praia, como canga e biquini, aquele estilo europeu, e' claro, mas vendem biquinis.

Meus dias em Goa tem sido para relaxar e desestressar do caos da India. Aqui tem algumas motos pela rua e quase nao se ve carros. O povo nao fica em cima de voce oferecendo coisas o tempo todo e nem tentando puxar papo para depois de oferecer algo.
Passo boa parte do dia na praia, mas nao vou voltar para o Brasil muito queimada, porque fico o tempo todo embaixo da sombra, o sol e' muito forte aqui!!
Andar pela cidade e' bem tranquilo, me sinto segura e posso sair a noite sem problemas, normalmente para jantar, porque nao tem muito mais do que isso para fazer aqui. Dizem que na alta temporada, que e' dezembro e janeiro, as praias do norte de Goa lotam e tem festa todas as noites.

No fim de semana eu tive companhia de uma brasileira, ela e' da Aiesec e aproveitou que eu estava em Goa e veio passear por aqui. Mari, o nome dela, gaucha e esta' na India trabalhando.
Ela chegou no sabado e tudo o que fizemos foi curtir uma praia, ate' o sol se por, e de noite fomos jantar em um dos restaurantes na beira da praia.
No domingo fomos passear um pouco pelo Estado. Nosso destino era Panaji, atual capital do Estado e Old Goa, a antiga capital. Pegamos entao um onibus em Arambol e fomos para Mapusa, 50 minutos so... de la' pegamos outro para Panaji, mais rapido, gastamos apenas 15 minutos.
Chegando em Panaji resolvemos pegar um tour, ele dava uma pequena volta por Panaji e depois seguimos para Old Goa.
Panaji e' uma cidade grande, com casas estilo portuguesas, e ainda e' possivel encontrar algumas poucas pessoas que falam portugues, mas muito poucas mesmo.
Ja' Old Goa e' uma cidade morta, ninguem mora mais la', todos os predios sao historicos. As pessoas vao, passam o dia, conhecem as igrejas, que por incrivel que pareca estao conservadas e algumas sendo restauradas. Isso e' algo dificil de se ver na India...
De Old Goa fomos visitar alguns templos hindus, que sao bem diferentes dos outros que eu vi, acho que tem alguma influencia da colonizacao portuguesa nisso tambem, porque a Mari mora no sul da India e disse que tambem eram diferentes dos que ela ja' havia visto.
O fim do passeio foi em uma praia no sul de Goa, praia mais movimentada que Arambol, com mais turistas indianos, o que significa muita gente de roupa na praia. E vacas, e' claro!!

Cheguei em Arambol de volta ja' no fim do dia e nao fiz muita coisa. A Mari, de Panaji voltou para Bangalore.
Resolvi ficar por aqui e relaxar ate' a quarta, na quarta-feira a noite eu vou para Mumbai, a maior cidade da India e uma das maiores cidades do mundo. Vou ficar la' so na quinta, porque na sexta-feira pelo meu voo de volta para o "Velho Continente".

Tenho gostado dos meus dias em Goa, realmente tem sido bom pra relaxar, mas como e' India, sempre tem a desorganizacao que reina nesse pai's... rsrsrs

Depois eu coloco fotinhas pra voces verem.
Beijos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário