terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Udaipur

A viagem de Pushkar para Udaipur foi mais uma aventura na India.
Como a viagem seria longa, a noite toda, preferi viajar de onibus, tem preferido onibus para viagens noturnas e trem para as durante o dia.
Bom, comprei meu onibus, Pushkar-Udaipur, tendo que trocar de onibus em Ajmer (cidadezinha proxima, a mesma da historia da ida para Pushkar). A viagem para Ajmer foi tranquila, e quando chegou la' comecou a parte "engracada". Paramos na entrada da cidade, e todos que nao iriam para Delhi tiveram que trocar de onibus. Aparentemente ficariamos esperando ali por 1 hora, quando o nosso onibus chegaria... 1 hora depois e nada, ate' que me aparece um cara perguntando quem iria para Udaipur, eramos 3, e ele estava em um carro, tipo um GOL, com mais 3 pessoas, impossivel cabermos todos e nossas bagagens..., depois de muito empurra-empurra, fomos os 3 estrangeiros, o motorista e mais um homem no carro ate' onde estava o onibus.
Chegando la' tinham 2 onibus, e ate' achar alguem que nos informasse qual era o nosso onibus, la' se foram uns 15 minutos. Problema resolvido, entrei no onibus, meu bilhete era sleeper, entao sem problemas viajar a noite, cama para dormir e tem sido seguro viajar assim, ate' que veio o problema, nao tinha lugar para a bagagem, entao fomos eu e a mochila juntas na tal cama, ainda nao sei como coube tudo, porque nao e' uma cama grande, tipo, uma pessoa mais gordinha teria problemas... rsrsrs
No fim deu tudo certo, nao deu para dormir a viagem inteira mas nao cheguei a Udaipur muito cansada.

Falando da cidade...

Udaipur e' a cidade mais bonita da India ate' agora, e provavelmente a opiniao nao mudara' muito, ja' que faltam so' mais 2 destinos na India.
A cidade, para os padroes indianos, e' limpa, nao tao barulhenta. As pessoas sao mais simpaticas e tem lugares bem bonitos para visitar.
Aqui tambem tem um lago, poluido e meio seco, dizem que nem sempre foi assim, e que na epoca dos marajas o lago era um dos lugares mais importantes da cidade, tanto que foram construidos 2 castelos la', mas mesmo sendo poluido, as pessoas tomam banho e lavam roupas nele, coisas da India.

Aqui tem o palacio mais bonito da India, lindo mesmo, um lugar que vale a pena visitar.
Udaipur e' considerada a cidade mais romantica da India, e muitos famosos e pessoas importantes vem casar aqui, nesse antigo palacio, que hoje funciona como um museu, que conta a historia da cidade.
E como agora e' temporada de casamentos, uma pessoa importante da sociedade de Mumbai veio casar aqui ontem, resultado, o castelo estava todo enfeitado para o casorio e a noite foi barulhenta, muitos fogos de artificios e batucada, pena que nao dava para ver a cerimonia.

Aqui em Udaipur vi uma manifestacao da cultura indiana bem diferente. Algo meio parecido com a macumba brasileira.
Quando o cortejo passou, com a banda tocando uma musica compassada na frente, so' mulheres, algumas com um vaso de flores na cabeca, fazendo movimentos com o corpo, algo como se estivessem recebendo um santo (no caso da macumba), elas quebravam um coco com o vaso na cabeca, entao apareciam os homens e jogavam a agua do coco dentro do vaso... fiquei olhando sem entender o que estava acontecendo. Tinham alguns turistas em volta, perguntei mais ninguem sabia o que estava acontecendo, entao achei um indiano que me explicou.
Ele disse que um homem estava morrendo, e aquelas mulheres estavam recebendo os bons espiritos, que garantiria a boa passagem do homem. Aquilo iria se repetir todos os dias, ate' que o homem enfim morresse. Bom, ele nao morreu ainda, minha passagem por Udaipur esta' sendo de 3 dias, e todos os dias o cortejo passa...

Hoje no fim da tarde sigo para mais uma aventura, quero ir para Goa, como nao tenho como ir direto, vou para Mumbai, mais uma viagem de noite inteira... chegando la' vou tentar comprar uma passagem para Goa, outra viagem de noite inteira.
Depois eu conto como foi, rsrsrs

Agora, algumas fotos de Udaipur para voces:

A cidade:





Um dos muitos templos de Udaipur:



O lago:





O palacio e os enfeites pro casamento:










o cortejo:





Ate' Goa!!

5 comentários:

  1. Ei Lili
    Vi seu blog achei lindas as cidades
    e gostei muito das indianas arrastando o sari no mercado.
    Beijos de Vitoria.

    ResponderExcluir
  2. Lili estou com muita saudadesvoute logo
    beijos de virginia

    ResponderExcluir
  3. oi Licia, muito legal o seu blog, vou fazer a asia no segundo semestre tambem, to naquela fase de pesquisa... me diz uma coisa, vc tem enviado as lembrancas que vai comprando no caminho pro brasil... por correio...onde é mais barato?? quanto mais ou menos ??

    ResponderExcluir
  4. ei rogerio!!
    entao, nao comprei muita coisa, entao nao enviei nada pra casa....
    mas a forma mais barata de enviar e' por navio, leva uns 3 meses.
    Qualquer duvida vai perguntando...
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Vitoria, Virginia,

    daqui a pouco eu estou voltando pro Brasil!
    Vou pra casa da vovo Guta e do vovo Davi ficar uns dias com voces!!!
    Tambem estou com saudades!!!
    Beijos

    ResponderExcluir