sábado, 13 de fevereiro de 2010

Shiva day e Pushkar


Pushkar e' uma cidadezinha na India, pequena e muito agradavel, ate' agora eu poderia dizer: "Se tem um paraiso na India, ele se chama Pushkar".

A viagem pra chegar aqui nao foi la' a das melhores, mas no fim compensou.
As pessoas aqui sao mais tranquilas, a cidade e' mais limpa e o mercado.... da' vontade de comprar tudo!!!!

Cheguei aqui e passei alguns dias a` toa, andando pela cidade, vendo os ghats, os templos e tentando descobrir o que aconteceu com o famoso lago que tem aqui, que normalmente tem agua, mas esta' seco....
O lago e' sagrado pra eles, como o Ganges, as pessoas vem se banhar para purificacao, mas agora esta' seco, com umas pequenas piscinas represadas com aguas, para as pessoas se banharem.
O que eu descobri sobre o lago e' que as aguas foram contaminadas com algum tipo de produto e os peixes morreram, deixando um cheiro nada agradavel na cidade, entao tiveram que secar o lago, agora, pro lago continuar sendo sagrado, eles estao esperando a temporada das monsoes, para que as aguas das chuvas possam encher o lago.

Quando cheguei a Pushkar tinha pensado em ficar 4 dias, mas fui gostando da cidade e das pessoas que fui conhecendo que acabei resolvendo ficar um pouco mais por aqui, principalmente quando eu descobri que ontem (sexta-feira) era o dia de Shiva, e muitas comemoracoes iriam acontecer na cidade.

E valeu a pena ter ficado aqui pra ver isso. As pessoas vao para as ruas, cheia de oferendas pra Shiva, e durante todo o dia, cortejos das lojas, familias, restaurantes, hoteis... saem pela cidade comemorando o deus Shiva. As criancas se fantasiam e os adultos tambem, muitas flores sao jogadas e muita musica o dia inteiro. Os festejos comecaram pela manha, com as oferendas e seguiram durante a tarde ate' a noite com muitos cortejos e bandas por todas as partes da cidade.
E uma coisa me impressionou bastante, depois dos cortejos vinham as mulheres varrendo as ruas... um pai's que sempre me agonia pela sujeira das ruas, nessas horas me surpreende!!!

Hoje estou deixando Pushkar e indo para Udaipur, minha ultima cidade na regiao do Rajastao.

Meu conselho, se vierem a India venham a Pushkar, adimire os ghats, olhe e compre no mercado, visitem os templos, principalmente o de Brahma, que existem poucos no mundo, e comam uma deliciosa salada de frutas (que era meu cafe' da manha) na barraquinha no Sonu Juice Shop, deliciosa!!!!

Agora, fotinhas de Pushkar e dos festejos:

o mercado em Pushkar:






o lago, ou o que deveria ser o lago:



os macacos tambem sao sagrados, e estao por todos os lados:



os ghats e os templos:
(sem fotos do templo de Brahma, nao pode...)



a lojinha da salada de frutas:


as oferendas pra Shiva:


e no fim do dia a vaca comendo as oferendas:


os festejos do dia de Shiva:









as mulheres limpando a rua:

2 comentários:

  1. Ei Li,
    Estamos todos aqui na fazenda pegando carono no computador da tia Dalvinha. Grande beijo de todos.

    ResponderExcluir
  2. Amei mais uma vez, preciso anotar tudo pq eu tmb vou pra India

    ResponderExcluir