sábado, 6 de fevereiro de 2010

Jodhpur

Jodhpur e' mais uma cidade no Rajastao, e mais uma cidade como todas as outras na India, suja, caotica, cheia de gente mas com algumas coisas interessantes.

Na viagem de Jaisalmer para Jodhpur conheci 3 inglesas e 1 australiana e foram minhas companhias no primeiro dia aqui.
Resolvemos ir visitar o que de mais importante tem na cidade, o forte. O lugar e' enorme e lindo!!!
O caminho da nossa Guest House ate' o forte foi bem interessante, sem saber muito como chegar, ja' que o caminho nao tem indicacoes, fomos sempre andando pelos ghats (guetos) e perguntando para os locais onde era o forte. O caminho e' todo de subida, e as pessoas pelo caminho foram muito simpaticas.
Chegamos la' em cima e paramos para observar a cidade, que e' conhecida como cidade azul, porque as casas da parte antiga, conhecida como "old city" sao todas pintadas em azul.
A vista da cidade la' de cima e' bonita!!!

As meninas, apesar de novinhas, foram boa companhia, mas como estao fazendo uma viagem mais corrida que a minha, ficaram so' uma noite por aqui.

Os meus dias na cidade eu passei andando pelas ruas e ghats, conversando com algumas pessoas.
Aqui no Rajastao as mulheres usam umas especie de bracelete chamada bengal, tinha visto em varias pessoas, mas nao tinha gostado de nem uma ainda, ate' que passando em frente a uma loja, gostei e resolvi entrar. O dono da loja e' um indiano muito simpatico, fiquei um tempao conversando com ele. No dia seguinte, quando passei em frente a loja, a mae do dono da loja estava fazendo as bengals, fiquei la' vendo e conversando com os dois, enquanto estava la algumas pessoas entraram na loja e compraram bengal, e quando me despedi deles acabei ganhando uma :o)) ele disse que eu levei sorte para a loja dele, ate' aquela hora ele nao tinha vendido nada e depois que eu cheguei ele vendeu algumas boas pecas!!

Hoje tambem ganhei um sari do dono do hotel que estou hospedada, algo de bom aconteceu por aqui e ele, como promessa a esposa dele deu um sari para cada hospede mulher do hotel!!!
Ainda nao sei como usa-lo, mas vou tentar, e quando conseguir tiro uma foto pra voces!!!

Hoje e' meu ultimo dia em Jodhpur, amanha sigo para Pushkar, cidade tambem no Rajastao, essa conhecida como a cidade dos ripongas e peregrinos, dizem ser mais calma e nao tao barulhenta quanto as outras, vamos ver...

Agora algumas fotos pra voces!
Jodhpur e suas casas azuis:

O forte:

A torre do relogio e o mercado em volta dela:

as mulheres arrastando o sari pelo mercado:

Bengal:

As vacas soltas pelas ruas: