domingo, 7 de fevereiro de 2010

De Jodhpur para Pushkar...

... vivendo realmente a India
rsrsrsrs

Hoje acordei cedo para seguir viagem, como proximo destino, Pushkar!
Nas minhas pesquisas descobri que nao tinha onibus direto para Pushkar, eu tinha primeiro que parar em Ajmer, cidade maior e bem proxima a Pushkar.

Entao, fiz meu check-out no hotel e segui para a estacao de onibus, cheguei la' e comprei o ticket na hora, isso mesmo, todas as informacoes diziam que nao precisava comrpar antes....
os onibus partem a cada 30 min, mas eu so' esperei uns 10 min. Bom, passagem comprada, entrei no onibus e esperei a hora de partir.
A viagem nao foi muito tranquila, o onibus parava bastante, a toda hora gente entrando e saindo, a estrada nao era la' muito boa e o povo aqui dirige feito um louco, ainda nao consegui saber se e' melhor viajar de onibus ou trem... rsrsrs
Bom, eu era a unica estrangeira no onibus, todos os outros eram indianos, e sempre as pessoas ficavam olhando pra mim, ja' estou um pouco acostumada com isso.

Depois de quase 5 horas de viagem cheguei a Ajmer, uma estacao de onibus louca, o povo vai descendo do onibus sem ele nem parar direito e ja' tem outras esperando pra entrar no onibus. Mas enfim, consegui sair e achar o onibus para Pushkar, ou ao menos o lugar onde espera-lo.
La' encontrei um casal de lituanos que estavam indo para Pushkar, eles falaram que o cara na bilheteria nao quis vender o bilhete pro onibus porque ele ja' estava lotado, entao era melhor esperar pelo proximo. De Ajmer tambem partem onibus a cada meia hora pra Pushkar.
Como ja' tinha um tempinho que eles estavam esperando, fui ver o lance do bilhete, e eles ja' estavam vendendo novamente. Enquanto esperavamos, chegou uma americana e um casal que eu nao consegui saber de onde, todos indo pra Pushkar.
Quando o onibus chegou, vi algo que nunca imaginei ver ao vivo, muito menos fazer parte...
a viagem de Ajmer pra Pushkar e' curta, apenas 30 minutos, se em viagens longas os onibus nao sao grandes coisas, imaginem o onibus em viagens pequenas... pior que onibus publico velho no Brasil.
O onibus mal havia parado e as pessoas comecaram a entrar, se amontoando na porta, uma empurrando a outra, gente entrando inclusive pela janela... como a gente nao podia ficar ali esperando, entramos na danca tambem!
Imaginem a loucura, eu com uma mochila nas costas que pesa algo como 20kilos entrando no meio da indianada toda e fazendo parte daquela bagunca...
enfim consegui entrar no onibus, e o primeiro lugar vago, ou parcialmente vago eu sentei. Isso mesmo, porque se voce ficar escolhendo muito, vai viajar 30 minutos em pe!!! O banco que eu sentei era para duas pessoas e tinham umas coisas ocupando o banco, empurrei tudo pro lado e sentei, e a mochila... foi parar no meu colo!
O cara que estava no banco atras de mim veio falar que eu nao podia sentar ali, que ja' tinha gente. Eu simplesmente respondi que nao tinha ninguem sentado, entao que aquele lugar agora era meu!!
E tem que ser assim mesmo, porque se eu desse uma de boba e levantasse, teria ficado em pe'.
O dono das coisas chegou, e sem falar nada de ingles quis que eu saisse, eu disse que nao sairia, mas se ele quisesse, poderiamos trocar de lugar, porque seria missao impossivel ele passar por mim com a mochila no colo e sentar na janela.
O cara do banco de tras, que falava ingles conversou com ele e entao trocamos de lugar!
A viagem de Ajmer pra Pushkar se resume em atravessar uma montanha, entao o caminho e' uma longa subida seguida de uma longa descida, com a estrada muito sinuosa. A viagem nao foi tranquila, a mochila pesada no colo, o onibus tao lotado quanto transporte publico no Brasil em horario de pico e nada confortavel!!

Ate' que enfim cheguei a Pushkar. Descer do onibus foi quase a mesma loucura, e nao podia ficar esperando o onibus esvaziar, porque ele nunca esvazia, as pessoas vao entrando pro proximo destino enquanto as outras estao saindo...
Desci entao do onibus e fui para o hotel que me foi recomendado em Jodhpur. Foi muito facil chegar, ainda do onibus vi as placas indicando o caminho, a cidade e' pequena, entao fui andando.
Estou instalada em um hotel bem simpatico e enfim cheguei a uma cidade na India que nao e' um completo caos. Ela e' bem tranquila, diferente das outras.
Tem muitos peregrinos e religiosos por aqui, e os hinduistas respeitam e seguem muito a religiao.
Vou aproveitar pra relaxar um pouco por aqui e vou visitar o templo de Brama, um dos poucos que existe no mundo.
Ai' eu volto pra contar mais da cidade e da viagem!!!

Beijos e boa semana pra todos!!

Um comentário:

  1. Nossa que angustia esse onibus em ? ainda bem que vc não levantou Muito bem

    ResponderExcluir