terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

de Camelo pelo deserto indiano...

ja' que vim para a India e resolvi conhecer bastante do pais, um passeio pelas cidades do deserto indiano nao poderiam faltar.
Depois de algumas pesquisas, e conversa com outros viajantes, vim eu parar em Jaisalmer, cidadezinha perto da fronteira com o Paquistao ja', e daqui, seguir em um passeio de dois dias pelo Rajastao.

Vim para Jaisalmer com a Ju, brasileira que conheci na Tailandia. Chegamos em Jaisalmer pela manha, na procura de achar um lugar para ficar, acabamos encontrando um nome, Ajanta Inn, hotelzinho de um muculmano muito gente boa. Perguntamos sobre os passeios e acabamos fechando com ele mesmo, ja' que ele fez um bom desconto. Escolhemos passear pelo deserto Mougal, que fica a 30km da fronteira com o Paquistao.

Depois de tudo resolvido, demos uma passeio por Jaisalmer, cidadezinha tranquila, limpa para os padroes indianos e sem muito barulho, ate' agora minha cidade preferida na India!!!

Acordamos cedo no dia seguinte, o passeio comecou com uma viagem de 1hora de carro, entao paramos numa pequena vila no meio do nada. O interessante dessa vila e' que uma parte e' hindu, outra e' muculmana e uma terceira de outra religiao, que nunca tinha ouvido falar antes, e que nao consigo me lembrar o nome por nada. E e' interessante ver que a diferenca e' visivel, as pessoas de uma parte nao vao para outra e as casas das 3 partes sao muito diferentes entre si.

Dali, pegamos nossos camelos e a viagem comecou....
O comeco foi todo por uma area mais arida do que desertica, mas interessante, muitas vilas abandonas, possos de reserva de agua no meio do nada e pequena vegetao, algo meio parecido com o que vemos do sertao brasileiro.
Paramos entao para almocar, almoco bem ao estilo indiano, comendo com a mao mesmo... e depois de comermos, a louca era lavada com areia. Eu a Ju nao tinhamos trabalho nenhum, tudo era preparado e organizado pelos nossos guias.
Depois de descansar um pouco, seguimos viagem ate' entao chegarmos ao deserto Mougal, que e' um deserto de dunas, como aqueles que imaginamos e vemos em filmes, ou melhor, foi o que nos disseram, mas em Itaunas tem mais dunas do que la', bom, fica aqui um convite para os que nao conhecem, ir ao Espirito Santo conhecer Itaunas, cidade linda, com dunas lindas e uma praia maravilhosa!!!

Chegamos la' e armamos acampamento, que se resumia em uma fogueira e dois cobertores, que eram as nossas camas. Nossos guias fizeram o jantar e eu e a Ju fomos apreceiar o por do sol.
Depois ficamos apreciando o ceu, foi quando nos demos conta que ja' era tarde da noite e a lua ainda nao tinha aparecido... ela so' apareceu depois das 9horas, linda, bem baixinha, e foi subindo de uma forma que mais parecia estar indo para o lado do que para o alto, muito interessante!
Quando a fogueira foi chegando ao fim, chegou a hora de dormir... colocamos nossos sacos de dormir em cimas das colchas, cobrimos com outra colcha. Passar a noite do deserto e' assim, deitar na areia, se cobrir com tudo o que for possivel para nao passar frio e dormir sob as estrelas!

Acordamos ceinho para ver o sol nascer, lindo... o sol nascendo de um lado e a lua somindo do outro, realmente uma otima forma de acordar no deserto.

Como ainda estava muito frio, nosso guia ascendeu novamente enquanto esperavamos o cafe' da manha... cafe' da manha tomada, acampamento desarmado e foi hora de voltar para a cidade.
Adoramos o passeio, valeu muito a pena, e todos que me disseram que 2 dias era suficiente, estavam muito certos, porque dormir duas noites no frio do deserto, nao e' facil, andar horas a frio no camelo... putz, meu corpo todo doi, mas foi bom, valeu a pena!!!

agora, algumas fotinhas...
eu e o camelo:

na parada pro almoco:

o caminho pro deserto:

deserto Mougal:

Por do sol no deserto:

Nascer do sol no deserto: