sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

os Tuk-Tuks....

Muita gente já ouviu falar nos tuk-tuks, uma especie de táxi, que existe nos países do sudeste asiático.
Então, vou falar um pouco sobre eles e como esse tipo de transporte funciona por aqui.

Em todos os países que eu passei (Tailândia, Laos, Vietnam, Camboja, Malásia) eles estão presentes. Em alguns lugares os tuk-tuks carregam 2 pessoas, e em outros até 20, tudo depende do tipo/tamanho da carroceria e se é uma espécie de moto que esta puxando tudo ou um pequeno caminhão.

No começo eu achava que só os turistas usavam esse tipo de transporte, mas por todo canto você vê um nativo em um tuk-tuk. Quando são pequenos, são mais rápidos que um taxi normal e menos perigosos que as "motobikes", que insistem em circular por todos os cantos... e sempre tem alguem passando oferecendo uma "motobike", até para duas pessoas.... isso mesmo, o motorista e mais dois passageiros em cima de uma moto...
mãe, não se preocupe, não fiz isso, só andei de motobike uma vez, naquela historia da fronteira do Vietnam com o Camboja.

Resolvido que vai andar de tuk-tuk, a primeira coisa a fazer é achar um para a quantidade de pessoas que você quer e que te leve onde você deseja ir. Importante, nunca, nunca aceite o primeiro preço dado por eles, sempre é mais caro e com um bom papo você consegue uma verdadeira pexinxa.
No Laos, estávamos em muitas pessoas, por causa de acidentes com tuk-tuks cheio de turistas, existe uma lei agora limitando o número de passageiros por tuk-tuk. E eles são fiscalizados, porque fizemos de um tudo pra irmos os 9 no mesmo tuk-tuk e nada, tivemos que dividir em 2... ah, e o negócio de tuk-tuk por lá é uma máfia, tentamos negociar preço com vários, e nada, todos queriam o mesmo valor, o jeito foi aceitar e curtir o passeio até a cachoeira, aquelas das águas azuis inesplicáveis.
Já no Camboja, fizemos os passeio pelos templos de Angkor em 3 pessoas num tuk-tuk que era para 2.... cada país com sua lei de trânsito esquisita... rsrsrs.

Aqui em Bangkok os tuk-tuks tem quase o mesmo estilo, a grande diferença é que uns são mais bem cuidados que outros, mas no geral eles carregam 2 pessoas.
Mas aqui em Bangkok os tuk-tuks para estrangeiros tem uma peculiaridade. Primeiro a gente arruma um tuk-tuk e diz pra onde vai, ai então pergunta o preço... e a história começa. Eles vem falando de uma história de paradas, pra parar em um lugar pra ver a loja, porque eles ganham cupom pra gasolina, podendo fazer um passeio mais barato com você.
Antes de aceitar, se certifique que terá paciência para o número de paradas que o tuk-tuk driver está oferecendo, certifique a quantidade de paradas, as vezes eles se "enganam", para não dizer que querem te enrolar.... e lembre-se de confirmar que eles farão o trajeto que você quer.
Eu já fiz de tudo. Desci do tuk-tuk no meio do caminho porque ele não queria cumprir o acordado, parei 1 vez e paguei 35 bath (1 dolar hoje custa algo como 32 bath), já fiz 5 paradas e não paguei nada e recusei o tuk-tuk porque não queria fazer parada nenhuma.

Tá, o que são essas paradas???
Eles param normalmente em lojas de tecidos, que vedem os tecidos e fabricam as roupas, mas param também em lojas de souvenir e em joalherias.
Nessas lojas de roupa são onde os tuk-tuk drives ganham mais e onde as pessoas são mais mal educadas. Todo mundo sabe que o tuk-tuk driver está levando o cliente lá só pra ele poder ganhar o tal cupom da gasolina, tudo o que o cliente tem que fazer é ficar uns 5 minutos na loja enrolando o vendedor, assim, quando o cliente sai da loja o tuk-tuk driver já ganhou o seu cupom.
O grande problema é que os vendedores se convencem que você quer mesmo comprar. Primeiro chegam com uma conversa mole, perguntando de que país você é, se mostram educados enquanto você está lá perdendo o seu tempo e o tempo deles, no momento que você cansa e diz que não vai comprar nada, inventa uma desculpa qualquer e sai da loja, pronto, eles viram as pessoas mais mal educadas que eu já vi. Um, para tentar me convencer, veio com uma conversa fiada, de que eu era a primeira cliente dele, se eu não comprasse nada ele teria má sorte, então eu tinha que comprar algo. Esse, eu juro que na hora ri, disse obrigada e saí andando em direção a porta da loja. Mas tem uns que viram a cara pra você na hora, outros simplesmente não falam nada, outros falam um até logo, como se a culpa fosse tua, por não querer comprar nada. Então, muito cuidado, se resolverem fazer as paradas, paciência é primordial.
No geral, as coisas nem tem má qualidade não, mas eu não saí do Brasil e vim parar do outro lado do mundo pra ficar carregando um terninho pra um lado e pra outro...

Bom, algumas fotos de alguns tipos de tuk-tuks:
Estilo de tuk-tuk que pegonos em Siem Reap, para o passeio aos templos de AngKor - Camboja


Estilo de tuk-tuk que andamos em Luang Prabang - Lagos


Estilo que andamos em Chiang Mai(Tailândia), num trekking que fiz por lá


Tuk-tuk comum em Bangkok

Um comentário:

  1. Ei Lícia, acabei de voltar de Bangkok, e sei perfeitamente do que está dizendo!!

    ResponderExcluir