segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Bangkok

Depois de quase duas semanas estou deixando Bangkok e partindo para um novo destino. Amanhã aporto em Ko Tao, ilha no Golfo da Tailândia.

Falando então um pouco sobre essa cidade que tem de tudo. Isso mesmo, em Bangkok é possível encontrar de tudo, tudo o que você imaginar tem aqui!!!

Gosto de andar a esmo e observar o que está acontecendo ao meu redor, sentar para tomar um café e observar o movimento da rua, das pessoas e tudo o que acontece durante o dia, fiz muito isso na Europa e tinha tempo que não fazia isso, mas esses dias em Bangkok aproveitei pra "ver" mais a cidade.

Vi gente de todo tipo aqui, nativos de Bangkok, nativos da Tailândia, gente de todas as partes do mundo, famílias recem formadas, famílias com crianças de todas as idades, desde bebês de colo a adolescentes. Grupo de rapazes ou moças viajando, pessoas como eu, viajando sozinho, pessoas que se encontraram no meio do caminho e se juntaram por um tempo. Os motivos são os mais variados: férias, mudança de emprego, viagens longas e não tão longas assim.

(eu, Ina (alemã) e Ruby (venezuelana))

(Chell, eu e Pê, brasileiras que encontrei aqui... vamos nos reencontrar para a virada de ano)


Nas ruas de Bangkok pode-se comprar de tudo, como eu falei no post da Khao San Road, e a maiora das coisas não vendidas somente lá, roupas, sapatos, comida... tudo isso e mais é possível encontrar na maioria das ruas da cidade.


Os táxis de Bangkok são um evento a parte. Tem táxi de todas as cores: branco, vermelho, amarelo, verde, zul, rosa, roxo, laranja, rosa e verde, azul e vermelho e devem ter mais misturas, mas eu não consigo lembrar agora.




Nas áreas turísticas a gente encontra com as "mulheres sapo". São mulheres vendendo esses sapos de madeira, que ao passar um toco no corpo do sapo, o som emitido é igual ao de um sapo de verdade. Elas usam uma espécie de chapéu da parte norte da Tailândia e além de venderem esses sapos elas vedem vários tipos de bugigangas que turista normalmente gosta. O mais engraçado é que elas se multiplicam e aparecem do nada do seu lado, eu já levei alguns sustos com elas.

(com o chapéu "mulheres sapo")

Como em praticamente toda a Tailândia, Bangkok tem muitos templos espalhados por todos os lados, acho que somente nas ilhas não existem templos assim, bom, pelo menos eu não me lembro de ter visto em Phi Phi, vou ver nas outras e depois eu falo ;o).









O trânsito aqui é uma loucura... não para nunca, faixa de trânsito não é respeitada, a menos que a gente se jogue e comece a atravessas a rua... já fiz algumas vezes, observo os carros vindo, e quando vejo uma oportunidade saio andando, todo mundo para, mas se a gente ficar esperando, vai esperar pro resto da vida. Não chega a ser um trânsito estressante como o de Hanoi, mas está longe de ser considerado um bom trânsito.



O atual rei da Tailândia é uma pessoa muito amada. Cheguei a Bangkok ouvindo falar dos festejos em comemoração ao aniversário do rei. Muitos não sabiam se realmente iria acontecer a comemoração porque o rei está doente e internado em um hospital. Mas enfim, o dia chegou e os festejos começaram. E que festa!!! A festa começou com uma espécie de pré-festa ainda na quinta-feira da semana que eu cheguei e no sábado do fim de semana retrassado teve o ápice, uma grande festa que parou a cidade. Mas não acabou por aí não, a comemoração durou até ontem (domingo), sendo encerrada com muita música e fogos de artifício. O povo todo estava na rua, e muita gente que não em Bangkok veio para a cidade pra poder curtir um pouco da festa. Conheci um casal tailandês e perguntei pra eles se era sempre assim, eles me disseram que todo ano o aniversário do rei é comemorado, mas que esse ano a festa foi maior, eles falaram que um dos motivos é para celebrar a vida do rei, que está muito doente e eles temem que morra logo... eu fui ver a festa e fiquei encantada, eles realmente amam o rei deles!!
Na festa do rei


No dia oficial da festa


A minha vela para o rei


Atrizes famosas na festa do rei


O povo de rosa, em homenagem ao rei


Fogos na festa do rei


a próxima notícias eu mando de Ko Tao.
Beijos!!

Um comentário: