domingo, 6 de dezembro de 2009

O aniversário do rei!!

No sábado, dia 05 de dezembro, foi aniversário do rei da Tailândia.
Não sei direito como a monarquia aqui funciona, porque eles chamam tanto o pai como o filho de rei, e no sabado foi aniversário do rei pai.

Os tailandeses amam o rei e adoram toda a família real e essa história de monarquia. Gostam tanto que por todos os lados vê-se fotos do rei (tanto o pai como o filho), sempre ornadas em dourado e com muitas flores.

O rei pai já é um homem velho, e está muito doente, pelo o que eu entendi ele está no hospital e os tailandeses estavam com medo que ele morrese antes do aniversário dele. Mas tudo correu e está correndo como o planejado e o rei pai continua vivo.

Falando da festa....
desde o começo da semana a cidade está se arrumando para a festa.
Aumentaram e foram renovadas as fotos do rei pai, algumas ruas foram fechadas e muitos hotéis e lojas tem decoração especial pra festa.
Os festejos começaram na sexta-feira a noite e vão até a segunda-
feira, feriado no país, mas o dia principal da festa foi ontem, sábado.

Parece que toda a população de Bangkok foi ontem pra rua, de tão cheia que a área da festa estava. Deixei pra ir mais perto do horário e acabei desistindo no meio do caminho, de tanta gente e tanta confusão que estava na rua. Vi toda a festa pela TV, junto com os hóspedes e funcionários de um hotel.

Como o rei gosta de rosa, praticamente todas as pessoas estavam usando uma camisa rosa ou algo rosa no corpo, tinha até camisa oficial do evento na cor rosa.

A festa foi linda e emocionante, mesmo vendo da TV e sem entender uma palavra do que estava sendo dito.
Todo mundo na rua, esperando o rei filho chegar com a esposa. Para esquentar a festa, muita música e vários carros alegóricos, como no carnaval do Rio, mas todos com motivos da cultura tailandesa. Quando deu 18 horas, todas as pessoas se puzeram de pé, quem estava andando parou e começou a tocar uma música, igual no dia da viagem pra Ko Phi Phi. Depois disso a festa oficialmente começou. Todos os ministro e pessoas importantes da Tailandia estavam lá. Cada um levou algum presente pro rei e muitas coisas foram faladas, não entendi uma palavra, mas o povo na rua ouvia com respeito e aplaudia. Por volta das 19 horas o rei filho e a esposa chegaram ao local do evento.
Chegaram em algo que parecia ser uma carruagem. Ele falou um monte de coisas e foi acender uma vela gigante, ao lado de uma foto mais gigante ainda do rei pai. Nessa hora, no hotel que eu estava, um funcionario fez a mesma coisa, ao lado da foto do rei ele acendeu duas velas.
Depois disso, o rei filho acendeu a sua própria vela e a da esposa, e todas as pessoas que estavam assistindo à cerimonia, também acenderam suas velas, inclusive nós no hotel. Uma música começou a tocar e todos acompanhavam, lindo de ver e emocionante, mesmo sem entender uma palavra que era dita.
Ao fim da música, todos nós que estávamos no hotel colocamos as nossas velas aos pés da foto do rei e começou uma festa de fogos de artifício, por toda a cidade. Estava então encerrada a festa oficial e começava a festa popular. Muita música e gente na rua até de madrugada.
Hoje, ainda tem muita gente de rosa na rua e de noite o povo vai pra rua fazer mais festa.

A festa pro rei não aconteceu só em Bangkok, na TV eles mostravam a festa em outras cidades da Tailândia e em embaixadas tailandesa em vários lugares do mundo.

Não vai ter fotos hoje, depois eu coloco algumas poucas que eu tirei no hotel.

Beijos!!

3 comentários:

  1. isso sim que e uma viagem!
    cheia de historias pra contar!

    um abraco bem apertado Licia e fique em paz!!

    ResponderExcluir
  2. Já li seu blog todo e a a partir de agora estou acopanhando sua viagem "on-time"! Beijos !

    ResponderExcluir