segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Koh Tao e Koh Samui

Pra quem está se perguntando porque vários lugares tem Koh no nome, aí vai a resposta: na verdade o nome do lugar é sem Koh, porque Koh em tailandês significa ilha.

Falando um pouco mais de Koh Tao agora...
Terminei o curso de mergulho, os dois últimos mergulhos foram ótimos, chegamos a uma profundidade de aproximadamente 18 metros. A visibilidade estava razoavelmente boa, só não estava melhor porque na noite anterior chuveu, e a chuva sempre atrapalha um pouco... mas mesmo assim tivemos uma vizibilidade de uns 12-15metros. A vida marinha é linda, encantadora e diversificada.
Vi vários tipos de peixes, um mais lindo que o outro, cobra do mar e vários tipos diferentes de coral.
No último dia do curso ganhamos a companhia da Maake, holandesa namorada do Sjors, e do Dan, videomaker que filmou todo o nosso mergulho!!
No fim do dia nos reunimos todos para assistir ao vídeo, que ficou bem legal e eu acabei comprando! Pena que não da pra calocar aqui, ele é bem grande e fica pesado pra internet carregar, se eu conseguir diminuir, coloco depois pra vocês verem!

Como os primeiros 3 dias e meio em Tao foram por conta do curso, acabei ficando um dia a mais pra poder dar uma volta na ilha, que é bem grande, nem deu pra conhecer tudo.
Gostei de lá, é uma ilha tranqüila, mesmo estando cheia, deu pra curtir traquilamente.
As praias em Tao não são muito grandes e não tem uma faixa de areia larga também, mas a água é bem quentinha, num tom meio esverdeado e bem limpa.
Uma curiosidade: todo barco aqui na Tailândia, ou quase todo, na frente tem uma parte sagrada, que é o "altar de Buda", ninguém pode tocar lá, porque é para proteção do barco e de quem estiver nele, só o comandante de barco que faz as oferendas pedindo proteção que pode ir.

Bom, domingo foi dia de mudança novamente, e parti para Koh Samui.
Samui é a maior e mais movimentada ilha da Tailândia.
A viagem de Tao para Samui não foi lá das mais tranqüilas, o mar estava muito agitado, o que fez o barco balançar bastante, eu logo tomei um remedinho, que não me fez enjoar, então a viagem acabou sendo tranqüila pra mim. No caminho de Koh Tao para Koh Samui, o barco faz uma pequena parada em Koh Phangan, meu próximo destino. Pessoas ficam por lá e outras se juntam a nós, assim o barco segue viagem.
As ilhas Samui e Phangan são bem próximas uma da outra, mas por tudo o que eu já ouvi, Phangan é uma ilha mais calma e tranqüila que as outras, só ganha movimento mesmo no período da festa da lua cheia, que todo mês acontece e reúne os viajantes "perdidos" na Tailândia. É lá que vou passar a virada de ano, essa festa dizem que é muito boa e foi considerada uma das 10 melhores feras do mundo... vamos ver...

Bom, falando de Koh Samui.
Cheguei sem um lugar certo pra ficar, escolhi uma praia e pronto, andei por quase uma hora até achar um lugar com preço razoável e boas condições, fim de ano é alta temporada, tudo está cheio e mais caro, mas achei um hotel bem confortavel e perto da praia.

Como estava bem cansada, acabei não fazendo muita coisa, dei uma volta na praia, que parece ser bonita, ondas um pouco fortes, mas da pra curtir um pouco. As areias, como em muitas praias pelo mundo, são quase que exclusividade dos resortes e restaurantes, mas sempre da pra achar um cantinho e aproveitar o dia.

Achei aqui uma churrascaria brasileira, o dono é tailandês, mas pelo o que eu entendi, morou um tempo no Brasil, e quando voltou, resolveu abrir essa churrascaria. Eles vão fazer uma festa de Natal lá, talvez eu passe lá, não decidi ainda...

A ilha aqui, como falei, é bem movimentada, barulho quase que 24 horas por dia, carros e motos pra todo lado e muito, mas muito turista mesmo.
Aqui, em todo o golfo da Tailândia, agora é época de chuvas, mas é como as chuvas de verão que temos no Brasil, cai aquela chuva e depois o tempo abre.

Resolvi tirar os dias aqui em Samui pra relaxar, curtir a praia e descansar bastante, já que logo no início de janeiro eu parto pra Índia, e pra poder conhecer tudo o que eu quero por lá, meus dias serão bem corridos.

Antes de sair de Samui volto e conto mais sobre o que eu descobrir da ilha.
Nascer do sol em Chumphon (lugar que peguei o ferry para Koh Tao)



Por do sol em Koh Tao


Um pouco de Tao...





Companheiros de mergulho

da esquerda para a direita: Sjors e Maake(casal de holandeses), Ruben(australiano), Ingo(instrutor brasileiro), Byron e Maria(casal de ingleses) e eu

Beijos!!

3 comentários:

  1. Exclamação da Lulu: "Poxa, então é assim que o sol nasce, que lindo"

    Lugar de paz e inspiração, adorei.

    ResponderExcluir
  2. to simplesmente alucinada por essas fotos!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Licia ! Achei seu blog maneiríssimo ! Vou pra Tailandia em abril com um amigo e peguei várias dicas aqui no seu blog...obrigado por postar tantas coisas legais !!! Te convido pra conhecer o meu blog de viagens com aventuras de mais de 20 países !!! alex.travellerspoint.com . bjs, Alexandre.

    ResponderExcluir