sábado, 17 de outubro de 2009

um pouco mais da Turquia

Depois de alguns dias passeando por Istambul, andando de um lado para o outro e vendo tudo o que aparecia pela frente, resolvi seguir caminho e conhecer um pouco mais da Turquia.
Fui parar na Capadocia (eles falam como se fosse Capadokia)....


Fiz um pouco diferente de tudo até agora, fechei um pacote com uma empresa em Istambul e fui para a Capadocia.... já lido um pouco sobre o lugar e sabia que de qualquer forma precisaria de um guia, então dessa vez a preguiça me venceu e fui de pacote mesmo....
o que foi muito bom, conheci muitas pessoas na ida para a Capadocia, inclusive uma brasileira-italiana que acabou sendo minha companheira nos dias na Capadocia. 
Pra quem não sabe a Capadocia é uma região da Turquia, onde os primeiros povos que lá habtaram viviam em cavernas, o que acabou se extendendo até os dias de hoje, é claro que com algumas modernidades rsrsrsrs


Fiquei numa cidadezinha chamada Goreme, e meu hostel lá, como todos os outros e quase toda a cidade, era em uma encosta, adentrando o morro, com os quartos no meio da pedra.
Peguei um ônibus em Istambul e depois de 11 horas de viagem chegamos a Capadocia, lá já estavam esperando pela gente, o tour do primeiro dia já ia começar... 4km de caminha pelos vales da região da Capadocia, com muitas cavernas feitas pelos primeiros habitantes de lá , uma região formada por pedras vulcânicas, dando um visual lindo a região.

Durante o tour aprendi que as primeiros povos que habiatram a a Capadocia eram cristãos ortodoxos e durante muitos anos tiveram que fugir de perseguições religiosas, para isso eles criaram verdadeiras cidades embaixo da terra... muitas vezes não sei como eles ficavam em pé nessas cidades muito menos como viviam....

Underground City
No segundo dia de passeio, visitamos o museo aberto de Goreme, que mostra bem como era a cidade e os monasterios, com pinturas quase que intactas. Toda a região da Capadocia foi declarada como patrimônio da humanidade pela UNESCO.


Gostei muito de ter ido e valeu muito a pena, mas é uma região pequena, não precisa de mais do que dois dias para ver tudo, até andar de balão vendo o sol nascer ou se por, mas isso se você não der o mesmo azar que a gente, que  o tempo não estava bom para voar...



As pessoas, são como em Istambul, educadas, acolhedoras e os homens sempre cantando as mulheres, o melhor é mesmo não dar ouvidos!!

  
 
 afresco das igrejas no Museo Aberto de Goreme - um dos monasterios da Igreja Católica Ortodoxa.




Hoje cheguei a Kuala Lumpur, depois de praticamentente 14horas voando....
logo que cheguei descobri que vou ter que ir antes para Bangkok e solicitar meu visto para o Vietnam de lá, mas a vinda pra cá já valeu a pena, a Asia realmente é uma nova etapa na viagem, e em poucas horas já conheci muitas pessoas, que estão só passeando por pouco tempo e que estão viajando há muito tempo já e ainda tem mais tempo de viagem pela frente.
Amanhã vou passear pela cidade e depois venho contar minhas impressões, descobertas e tudo o que mais aparecer/acontecer.

Beijos!!!!

7 comentários:

  1. Oi Licia!

    Delicia de Turquia!Como vc falou, vou escrver por aqui ta? (sobre Mochilao-ASIA)

    E legal Chai Mai? O q tem de interessante?

    E, acho melhor mesmo ir pro Norte da malasia e depois sul da Tailandia..qual ilha q vc vai no norte da Malasia? Realmente o ideal seria 1 mes so para a Tailandia..(aiai, pior q n tenho tanto tempo)

    O visto do Laos paga taxa? se sim, qto? Onde vc vai tirar o seu visto do Vietnam?E qto precisa pagar? Qto e a taxa da Camboja?

    Desculpa tantas questoes..mas como vc ja esta indo, deve saber tudo na ponta da lingua ne? hahah

    E os hostels?? Ja reservou todos? Sei q e muito baratooo ne?

    Bom..beijos e OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  2. http://drieverywhere.eplixo.net/index.php/category/viagens/vietnam/

    Achei esse blog explicando direitinho sobre os vistos no sudeste asiatico..

    bj

    ResponderExcluir
  3. Bom, vou te respondendo aos poucos....
    sobre os lugares, a medida que eu for passando por eles eu coloco aqui, assim posso escrever sobre o que eu vi, e nao sobre o que eu li :o))

    Nao reservei nada ainda, vou sempre fazendo isso uma cidade antes, a unica que vou reservar com antescedendia e' a estadia na Ilha Kho Phangan, que e' onde tem a full moon party e vou estar la' nesse periodo.

    O custo de cada visto varia um pouco, mas e' algo em torno de 25 dolares....
    O visto pro Laos paga taxa sim e vou tirar meu visto pro Vietnam em Bangkok ;o)

    Bom, acho que e' isso, de resto vou colocando sobre os lugares aquino blog.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Valeu! To viciada aqui no blog..hehehe
    Beijao e aproveitaaaaa!!!!
    keila

    ResponderExcluir
  5. Heyyy Licia, ja esta na Thai??
    Que MARAVILHAAAA! Que transporte vc usou de Kuala Lampur pra la??
    To ansiosa esperando novo post..
    bjooooooo
    Keila

    ResponderExcluir
  6. Ei Keila,
    vim de aviao, aqui eles tem uma low cost muito boa :o)
    depois eu conto melhor os detalhes
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Lícia, AMEI a Turquia!
    Quero muito ir....... aiaaia:)

    :************

    ResponderExcluir