quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Sofia... Bulgaria

Cheguei em Sofia no sabado (03/10), já era quase noite e acabei não fazendo nada, fiquei mesmo no hostel, que por sinal é muito! Tem gente de tudo quanto é lugar aqui, pessoas viajando pouco tempo e pessoas viajando muito tempo. Não sei dizer porque, mas o lugar que encontrei mais japoneses foi aqui....

Bom
, domingo amanhaceu e resolvi dar uma volta na cidade, mesmo com o tempo meio ruim e dando uma chuviscada de vez enquando... e qual foi a minha surpresa???
A cidade
é muito esquisita, parece que com o fim do comunismo a cidade estacionou... chegaram grandes marcas ocidentais, ocuparam seu espaço e pronto, nada mais foi mudado na cidade...
depois de andar mais um pouco achei que a impress
ão que tive estava sendo por causa do mal tempo, ja que a cidade parecia cheia de gente, e o meu hostel, lotado!!!

Mais um dia, e diferente do anterior fez sol, resolvi aceitar uma indicação (Julio, valeu mesmo!!!) e fui visitar um lugar perto de Sofia, o Rila Monastery (Mosteiro Rila). Fui eu e mais duas pessoas aqui do hostel (uma inglesa e um neozelandês). O lugar é simplesmente lindo, de uma paz, uma calma difícil de explicar. Andanmos um pouco pela área do mosteiro e depois fomos até uma capelinha no meio da floresta, com uma gruta ao fundo... lindo, lindo, lindo!








caminho para chegar até a capelinha, parecia que estamos no meio de um daqueles reinos encantados dos contos de fadas...









quando chegamos na capelinha, meu companheiros de passeio.


só de ter ido a esse lugar já valeu a vinda a Bulgaria!

No dia seguinte, dia de sol... resolvi dar mais uma chance à cidade e fui dar mais uma volta.
Realmente a cidade parou no tempo. O comunismos acabou no fim de 1989 e a impressão é a de que ninguém fez mais nada pela cidade... prédios n
ão foram restaurandos, ruas não foram concertadas... nada mais foi feito na cidade... sim existem lugares bonitos, conservados, mas que no geral a luz do sol e sua originalidade ajuda para isso...






o trânsito é um caos e a maioria dos prédios são como esses da foto....


detalhe que esqueci de comentar... aqui, quando peguei o tram para vir para o hostel tive que pagar duas passagens, uma pra mim e outra pra minha mochila, porque eles entendem que ela ocupa o lugar de uma pessoa...







um dos lugares bonitos que achei nessa cidade











uma espécie de fonte dançante, o jogo de luzes e a iluminação do prédio ao fundo contribuem para a beleza da foto....



Hoje de noite estou seguindo para a Turquia, creio que agora vai começar uma nova parte da minha viagem... mesmo Istambul ficando em dois continente (sim, ela está tanto na Europa como na Asia) e sendo um tanto quanto ocidentalizada, ela ainda reserva muito da sua cultura musulmana. Confesso que estou ansiosa para chegar lá logo!

Como meu trem sai só a noite e tenho muito o que pesquisar sobre os próximos destinos, hoje tirei o dia para isso... tudo bem que são 6 horas de diferen
ça para o Brasil, mas será fácil me encontrar online hoje pela manhã ai e tarde aqui :o)))

Escrevo mais de Istambul!!
Beijos!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário