terça-feira, 27 de outubro de 2009

O que levar numa viagem como essa???

Desde que resolvi viajar conheci muitas pessoas que fazem viagens grandes e pequenas, todas sempre com boa alma, que me ajudaram desde os primeiros preparativos e continuam me ajudando com o que eu preciso durante a vigem.

Depois que comecei a viajar, muitas pessoas apareceram me pedindo ajuda, dicas de roteiro, o que levar, quanto gastar, enfim, tudo.

Recentemente essas perguntas tem aumentado, eu fico feliz em poder ajudar, assim como tantos me ajudam e me ajudaram, com isso resolvi escrever aqui sobre um pouco do que se deve fazer antes de viajar e o que levar.

Antes da viagem começar:

* O mais importante é ter certeza de que realmente quer se jogar numa aventura dessas, porque receber nãos, caras feias, não entender o que as pessoas falam na rua,  saudade de casa e dos amigos, é difícil.
* Eu digo que se preparar para a viagem nem é a parte mais difícil, o mais difícil é lidar com aquilo que vem sem a gente saber ou sem saber como lidar. A gente pode se preparar para tudo, mas para os sentimentos que aparecem no momento da partida e como lidar com a saudade, eu ainda não sei como fazer, mas tenho um conselho: "Não pense nessas coisas antes que elas aconteçam."
* Quanto dinheiro gastar? Levar? Bom, isso depende de cada um e do tipo de viagem que cada um quer fazer, mas alguma coisa dá para ter noção, como:
   - a Europa é cara sim, mesmo os paises mais baratos;
   - trem na Alemanha é mais caro do que nos outros lugares da Europa, não sei explicar o motivo;
   - hostel/albergue existe em todos os lugares, escolher os mais bem localizdos ajuda muito;
   - na Europa procure sempre hostel com cozinha comum para hospedes, porque a comida em geral é cara;
   - use e abuse das low cost aéreas, não só na Europa, mas na Ásia também, você vai conseguir achar bons preços, pode até se surpreender com eles, principalmente se conseguir se planejar com um pouco de antescedência;
   - vistos: prepare-se para gastar uma grana com eles, variam entre 30 e 60 dolares;
   - faça uma pequena pesquisa sobre os países escolhidos, assim você consegue ter uma boa noção de gastos. Depois escrevo mais sobre esse assunto!!
* Compre uma boa mochila, uma daquelas que tem fecho-ecler para abrir na lateral/meio da mochila, isso ajuda muito na hora de pegar a roupa.
* Compre uma dessas botas de trekking, mesmo se você não pensa em fazer um, nessas viagens as longas caminhadas são inevitáveis, e os pés importantíssimos. Mas lembre-se de usar um pouco as botas antes de sair de casa, seus pés precisam se acostumar com elas.
* Vacinas, dependendo do seu roteiro não vai precisar de nenhuma, mas mesmo assim aconselho a tomar a vacina de Hepatite A e B. A vacina de febre amarela é exigida na entrada de alguns países. Fora isso, se seu roteiro engloba Ásia e da África se aconselho a tomar além das vacinas mencionadas, as seguintes: Gripe, Febre Tifóide, Meningite e Malária, essa última só se for para a África, apesar de ser meio controvérsia, pegar malária num dos países pobres da África não é muito recomendado, além de todo ano morrerem muitas pessoas disso.
    Quando a gente é criança tomamos as seguintes vacinas: Difteria, Tetano, Sarampo, Rubéola e Caxumba, mas aconselho a dar uma checada nisso, caso alguma esteja faltando meu conselho é tomar!
   Lembre-se de ir no posto da ANVISA e fazer seu cartão de vacina internacional, usado somente para Feber Amarela.
* Roupas: não queira levar todo o seu armário, você vai acabar deixando muita coisa para trás, e lojas existem no mundo inteiro!
   - se o seu roteiro inclui países com inverno rigoroso, não compre roupas de frio no Brasil, é furada, porque vai pagar mais caro e elas nunca são boas o suficiente;
   - pesquise sobre os costumes dos países pelos quais vai passar, andar muito fora do costume local pode não ser uma boa. 
* Tente arrumar a mochila um pouco antes de sair de casa, pesa-la e dar uma volta com ela.
* Faça uma procuração em cartório, mande para o cartão de crédito, banco e onde mais for preciso, a gente nunca sabe quando vai precisar desse tipo de coisa.
* Seguro saúde/viagem, não saia de casa sem ele, nunca se sabe o que vai acontecer longe de casa. Lembre de entrar em contato com seu cartão de crédito, muitos oferecem esse serviço de graça.  

O que levar na mochila:

* Roupas de todos os tipos.
* Remédios, como: antibióticos, anti-inflamatórios, anti-alérgico (se for o seu caso), remédio para dor de cabeça, dor de estômago e dor muscular, remédio para febre e para gripe, sal de frutas, remédio para afta e para assadura. Enfim, leve todo o tipo de remédio que vai achar que vai precisar, comprar isso fora do Brasil não é tão fácil, mas lembre sempre de pedir uma receita para o médico, nunca se sabe quando eles vão pedir para abrir sua mochila e ver o que tem dentro.
* Toalha de banho: meu conselho, não leve dessas normais que usamos em casa, compre umas duas daquelas para esportes aquáticos. Além dessas eu trouxe também duas daquelas fraldas de pano de neném, secam bem, secam rápido e não ocupam espaço.
* Canivete, lanterna, pilhas normais e recarregáveis, carregador para as mesmas.
* Uma blusa do Brasil e meninas, comprem uma dessas cangas de praia com a bandeira do Brasil.
* Pins, chaveiros e coisas do tipo, todos que lembrem o Brasil, para dar de presente aos viajantes que encontrar pelo caminho.
* Livros, uns 2 e em inglês, assim quando você terminar de ler pode trocar com outro viajante.
* Algum tipo de mp3, mp4, ipod, o que você preferir, nas horas das longas viagens você vai sentir falta disso.
* Máquina fotográfica boa, com vários cartões de memória, alguns pen-drives para colocar as fotos também ajuda.
* Quem quiser levar um computador, meu conselho é comprar um desses netbooks, pequenos, leves e fáceis de carregar para todos os lados.
* Porta dolar, para guardar o dinheiro e o passaporte, perder isso no meio da viagem vai te dar uma dor de cabeça sem fim. 

Acho que isso é o essencial, se alguém sentir falta de algo, por favor, escreva, se eu lembrar eu coloco depois ;o)

Vistos:

Isso é importante!!! Alguns, dependendo do roteiro é melhor tirar do Brasil, outros vai tirando do meio do caminho, ou como eu normalmente faço, na capital do país anterior. Não vou mentir, nem sempre é fácil, as vezes vai receber não e as vezes vai ter que esperar dias pelo visto.
Uma pequena lista de países que exigem ou não visto, pelo menos alguns que eu sei:
   - Inglaterra - visto na entrada, não é muito difícil mas tome tods as possíveis precauções;
   - Países integrantes do Espaço Schengen (Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Itália, Islândia, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Checa e Suécia) - Brasileiros não precisam de visto;
   - O resto da europa Brasileiro precisa de visto, mas te aconselho a checar isso, um bom site pra ver essa informações VISTOS. Não só para a Europa, mas vai achar também para todos ou quase todos os países que for visitar.
   - Rússia – é uma novela, precisava de carta convite e um monte de coisas, existe uma história que Brasil e Russia assinaram um acordo bilateral e agora nem de visto precisa mais, só acho que não ratificaram ainda, o melhor checar no site do consulado Russo no Brasil. Conselho, se souber direitinho a data que vai para a Rússia peça o visto no Brasil, ele tem validade para o período que estiver la.
   - China – eles pedem uma carta convite, mas alguém que mora na China pode escanear o passporte/ID e te mandar escaneado e isso basta.
   - Índia, Mongólia, Vietnan, Bangladesh, Afeganistan, Pakistan – simples e relativamente rapidos (1 a 5 dias), mas tem que tirar antes, em qualquer consulado ou como disse antes, na capital do país anterior. Se tirar bem antes eles podem perder a validade, que em geral é de 3-6 meses.
   - Tailândia – não precisa de visto, mas se entrar por terra só te darão 14 dias, ai tem que ficar entrando e saindo do país pro Laos, Cambodia ou Malasia, e entrar de novo.
   - Nepal, Laos, Cambodia, Jordania, Egito, Siria, Kenia, Tanzania, Africa do Sul, Zambia, Namibia, Marrocos, Tunisia, Chile, Peru, Bolivia e vários outros – tira na fronteira
Como falei antes, quase todos custam entre 30 e 60 dolares, uma grana, mas se quiser conhecer esses países é assim mesmo.

Importante, se for para Israel, prepare-se para ser proibido de entrar em outros países árabe, como Emirados Árabes e outros, o contrário também é verdade. Dizem também que você pode pedir para eles não carimbarem a entrada, mas nem sempre isso acontece...

Dinheiro:

* Leve quantos cartões de crédito for possível, nunca se sabe quando um vai quebrar ou ser recusado.
* Tenha sempre um pouco de dolar ou euro em mãos.
* ATM existe no mundo inteiro, as opções para usá-los são muitas. Eu fiz um Visa Travel Money, saco sempre em moeda local, se sacar todo dia você vai gastar mais com taxas do que com qualquer outra coisa, eu saco 1 vez por mês ou  cada 15 dias, uso muito o débito também, porque assim não pago taxas. Visa e Master são aceitos praticamente no mundo todo, e caixas ATM para esses cartões tem no mundo todo, mas se estiver numa cidadezinha perdida no meio da Mongólia, Tailândia ou Zambia, por exemplo, tudo o que vai querer é ter dinheiro em mãos.

Agora o mais importante, tenha sempre um sorriso no rosto, abertura para aprender o que a vida vai lhe ensinar e disposição, para enfrentar desafios, viver aventuras e curtir muito, porque tudo isso vale a pena!!! E não deixe de conhecer todas as pessoas que passarem por seu caminho e pegar todos os contatos!

Bom, escrevi demais e nem sei se alguém vai chegar até o fim, mas espero que sim, rsrsrsrs

Qualquer coisa mais que queriam saber, me escrevam que eu sigo falando ;o)

Beijos a todos e boa viagem aos viajantes de plantão!

5 comentários:

  1. Nossa, Li! Parace que você já passou a vida viajando! Muito legal como se aprende e se vive tanta coisa em tão pouco tempo. Você já virou a guia oficial de turismo de todos nós! Beijos e boa viagem!

    ResponderExcluir
  2. Licia, ótimas dicas!

    ResponderExcluir
  3. qUEM DIRIA, HEM !! jÁ ESTÁ DANDO AULAS NO COMEÇO...IMAGINEM ATÉ O MEIO DA VIAGEM !!!!!!!!! Parabéns vc é uma grande guerreira, vai mesmo atras dos seus sonhos !!!!!
    Bjs Angela

    ResponderExcluir
  4. Opa, ficou faltando Castelo e Linhares no mapa!
    beijos

    ResponderExcluir
  5. AMiga, me deu até vontade de viajar agora... hahaha

    Mt boas mesmo as suas dicas.

    Saudades,
    Yara

    ResponderExcluir