sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Me despedindo de Budapeste

Hoje e' meu ultimo dia em Budapeste, em algumas horas pego um trem para Sofia, na Bulgaria, so' vou chegar la' amanha por volta das 18horas (horario local), serao 17h e 40min de viagem, acho que vai ser a minha mais longa....

Bom, antes disso vou falar um pouco mais de Budapeste, do que eu vi por aqui e do que aconteceu nos ultimos dias.

Andar pela cidade, sem um destino muito certo e' muito bom, a cidade e' linda e ela te surpreende facilmente. Sai do hostel todos os dias com um destino certo, no meio do caminho achava uma rua bonita e ia olhar, me encantando com o que ia aparecendo. Foi assim que descobri o monumento da Cortina de Ferro.... (no post anterior)

Tenho ficado mais em hostels e sempre tenho encontrado pessoas de lugares diferentes, viajando para lugares diferentes e sempre com boa dicas, esta sendo otimo!!!

Aqui encontrei com um grupo de brasileiros, otimas companhias, me deram dicas sobre a viagem, fizeram um jantar brasileiro e comemoraram meu aniversario comigo, pessoal, muito obrigada!!!!

Nesses dias aqui, conversando muito com os brasileiros que encontrei aqui, pude pensar muito sobre as diferencas latente entre os paises, na cultura, na moda, no comportamento, na forma de viver e pensar tambem muito sobre mim.
Me descobri mais corajosa do que sempre achei que fosse, vi como as pessoas sao cheias de pre-conceitos, mais do que a gente pode imaginar e vou entendo cada vez mais aquela frase de um dos livros do Amyr Klink "O homem precisa viajar para lugares que nao conhece para quebrar essa arrogancia que nos faz ver o mundo como imaginamos, e nao simplesmente como e' ou pode ser".
Juntamente com isso eu digo que devemos procurar sempre conhecer os lugares que temos mais pre-conceitos, os lugares mais diferentes do nosso proprio lugar, e ainda acho que todo mundo deveria ir a Berlin, ver tudo o que aconteceu por la', como envolveu toda a nacao e todo o mundo....

Bom, continuando e voltando a falar de Budapeste.... como fiquei aqui durante muito tempo, pude andar com calma, olhar tudo e observar o que estava ao redor.... os hungaros sao um povo simpatico, receptivo, pacifico.
Ok, achei que as mulheres se vestem um tanto quanto estranhamente, mas na verdade em toda a Europa esta sendo assim... a moda aqui e' muito diferente da moda no Brasil rsrsrsrs
Budapeste e' um lugar seguro, mas ja' cai mais para um tipo de seguranca e confianca Ocidental, tipo, aqui na entrada do metro tem sempre alguem verificando se voce tem mesmo o ticket para aquele transporte, mas tem night bus e e' suguro sair e voltar para casa sem necessidade de ter carro.
E por falar em sair a noite, a vida noturna aqui e' movimentada, todo dia e' fim de semana e tem lugares muito diferentes do que eu conheco no Brasil e do que eu vi ate' agora.
A vida aqui, comparada com a parte mais ocidental da Europa e' barata, apesar de estarem na Uniao Europeia a Hungria ainda nao adotou o Euro, o que contribui para isso.
Uma boa descoberta que fiz aqui, foi o vinho, nao tinha ideia que eles tinham vinhos bons aqui, ate mesmo um vinho barato e' bom, pra terem ideia, comprei uma garrafa de vinho por 4 reais, nao e' o melhor dos vinhos, mas e' um vinho bom.... vou levar hoje na longa viagem, assim posso comemorar um pouco mais meu aniversario :o)))

Bom, chega de falar um pouco e vamos a mais fotos de Budapeste, mas antes nao posso deixar de dizer que recomendo fortemente a todos que deem uma passada aqui e aproveitem tudo o que a cidade tem para oferecer....



essa e' a vista do ponto mais alto da cidade, ao lado esquerdo esta a parte da cidade conhecida como Buda e ao lado direito a parte da cidade conhecida como Peste, isso porque era duas cidades distintas, Buda e Peste, que por volta de 1860/1870 se uniram formando Budapeste....









Essa foi a primeira ponte que ligou Buda a Peste :o)))











Vista do castelo, na parte Buda para o Parlamento, na parte Peste









Fonte dancante...









Praca dos Herois







para os fas de Chico Buarque, para quem leu ou viu Budapeste, essa e' a estatua do Anonymous, ou do Escritor desconhecido.







jantar brasileiro com muito arroz, feijao e claro uma cervejinhas, rsrsrs
na foto: Diego, Roger, Natalia e eu.










sera' que os hungaros usam mesmo isso???





o que o onibus esta' fazendo na agua?? Nao... e' so' um barco em forma de onibus...
na verdade nao, e' um onibus mesmo que anda na agua, ou um barco que anda na rua.. vai entender, rsrsrs








comemorando meu aniversario, Zsimpla... barzinho muito legal e diferente em Budapeste











e pimenta para espantar o mal olhado... muita pimenta!!!!



Mae, obrigada pelas palavras, obrigada pelo apoio, pelo carinho e por estar sempre ao meu lado!!!


Beijos a todos!!!

2 comentários:

  1. Êhhhhhhhhhh!!! Parabéns de novo (já mandei um e-mail mais cedo)!!! Que bom que teve comemoração. Tudo de bom pra vc, muita saúde, paz, amor e muitas viagens ainda pela vida a fora. Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Amei a foto da "vista do castelo, na parte Buda para o Parlamento, na parte Peste". Lindo demais o castelo...a arquitetura de Busdapeste é maravilhosa!

    ResponderExcluir