sexta-feira, 9 de outubro de 2009

İstambul


Definitivamente não estou mais na Europa.... se estou na Asia??
Acho que não, acho que a minha viagem tem que ser dividida em Europa, Asia e Turquia....

Aqui é completamente diferente de tudo o que eu vi até agora. A Turquia fica tanto no continente europeu como no asiático, İstambul também fica nos dois continentes e apesar de ser um país islâmico a Turquia está bem ocidentalizada.

İstambul é uma cidade grande, até agora só vi pouco da cidade e tudo o que eu vi foi na parte européia, quero ainda visitar a parte asiática, que dizem ser bem diferente, mais conservadora e mais muçulmana.

Os pontos turísticos que sempre ouvimos falar... são lindos!!!

Não vejo muitas mulheres muçulmanas na rua, mas as que estão sempre tem um véu lhes cobrindo a cabeça, vi também aquelas que usam uma espécie de burca, com todo o corpo e a cabeça por uma espécie de vestido-véu preto.

O que todo mundo me falou antes, que os homens dão em cima das mulheres, até de uma forma desrespeitosa, é verdade. Mas isso não tem me incomodado muito, saio, coloco meu fone de ouvido, ligo a música e não fico ouvindo o que eles falam... eu simplesmente vou passando.


Hoje eu fui ao Grand Bazar.... definitivamente um lugar que não se pode ir sem dinheiro, mesmo que você não queira comprar nada, porque você vai comprar. A variedade de coisas é enorme, tudo o que você puder imaginar está lá, com certeza. Desde coisas manuais e tipicamente turcas até coisas industrializadas e não tão turcas assim.
Então uma vez lá, compre, porque no fim vale a pena... mas antes de perguntar o preço de alguma coisa, tenha certeza que quer comprar a aquilo, porque é muito difícil sair da loja sem levar o que você aparentemente se interessou.... e esteja preparado para pexinxar, muito! Nada vale o preço que eles oferecem e com um pouco de paciência você consegue comprar pela metade do preço inicial, expericência própria!!!





loja que vende lanternas... muitas em todos os lugares, lindas!!





Visitei a Mesquita Azul, que é lindíssima. Você tem que entrar sem os sapatos, mas não precisam se preocupar, dentro ela é toda de tapete, então ninguém pisa no chão frio.. rsrsrsrs o cheiro não é muito agradável (Sabrininha, você estava certa!!), mas vale a pena entrar e ver.

İstambul não é uma cidade barata, principalmente pra quem está vindo do lado leste da Europa, mas também não é cara, da para andar, conhecer tudo e comer bem.



E por falar em andar, a cidade não é perigosa como ouvi falar, principalmente para brasileiros... cuidados normais que tomamos no dia-a-dia devem ser tomados, mas isso em todos lugares do mundo, mesmo o mais seguros...

Aqui em İstambul foi onde eu encontrei a maior concentração de brasileiros em toda a viagem, a todo o momento na rua é possível ouvir alguém falando português... não tinha imaginado isso até chegar aqui.

Mais algumas fotinhas desses dois dias aqui...








Esse é o Hipodromo, uma rua\calçada onde tem 1 fonte e 3 obeliscos, o primeiro foi presente dos Egípcios e  o segundo é datado da época do império bizantino..... temmuitos mais anos do que eu consigo imaginar...
 
 

Santa Sofia, de dia e de noite.... de ambas as formas ela é linda!



como eu disse antes, na Mesquita Azul, só decalça... rsrsrs

eu do lado europeu de İstambul e ao fundo o lado asiático....

A cidade é linda e estou encantada, não posso mais dizer que tem uma cidade mais linda ou que eu tenha gostado mais nessa viagem... as cidades são diferentes e encantadoras em suas diferenças... mas İstambul é mais um daqueles lugares que todos deveriam visitar.
Fico aqui mais alguns dias e decidir ir visitar a Capadocia também, lá dizem que os hotéis\hostels são todos em cavernas... juro que estou ansiosa para ver.

Espero que consiga dar mais notícia antes de sair da Turquia, mas já adiantando dia 16 pego meu vôo com destino a Malasia :o)

Beijos a todos!!!!

3 comentários:

  1. Boas notícias e realmente incrível este lugar.
    beijos e aproveite!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Lícia!
    Que esse "outro lado" de sua viagem daqui pra frente seja lindo e que vc veja muita coisas interessantes pra nos contar!
    Boa viagem!
    Kelly

    ResponderExcluir
  3. desque que vc começou sua viajem, eu tento mandar um comentário, mas bnão consigo !!!
    Se conseguir hoje...
    contionue viajando que eu vou com vc. Bjs Angela

    ResponderExcluir