domingo, 20 de setembro de 2009

Ah... a República Tcheca....

Estou em Praga e estou adorando!!!

Não só a cidade é linda como o país também é!!!

Aqui também tem um free tour como em Berlin, então no meu primeiro dia já fiz logo o tour e pude conhecer muito da parte "velha" e da parte "nova" da cidade, ambas com alguns muitos mil anos de idade :o))

A cidade não foi bombardeada durante a guerra, então é possível ver os prédios antigos e históricos intactos e bem conservados. Aqui, como nas outras cidades que eu fui, o transporte público funciona e bem, todos respeitam o fato de não ter ninguém vigiando e compram os tickets certinho, tanto para o tram como para metro, já o trânsito... bom, aqui tem sim trânsito, mas não chega a ser como em Vitória, e olha que Praga é muito maior que Vitória, rsrsrsrs

Como em toda a viagem até agora, tive sorte e o tempo aqui na República Tcheca foi ótimo, com sol durante o dia e uma pequena refrescada durante a noite, o que foi muito bom, porque pude andar bastante pela cidade, ver os museus, o bairro judeu e suas cinagogas lindas, as ruas de pedra de Praga, os lindos prédios históricos que tem aqui e ver como a cidade ainda tem muito do passado comunista, tipo, é fácil ver na fachada das lojas o que elas vendem, mas não o nome delas...
... e por falar em lojas, vou falar em comida, nossa, aqui sim come-se bem, a comida tem gosto, sabor e o povo come muito, os pratos geralmente são bem grandes, mas muito gostosos, com um tempeiro um pouco diferente do que a gente está acostumado no Brasil, mas muito bom!
Aqui, também são muito comuns as casas de chá, é normal no fim da noite, depois do horário de trabalho as pessoas se reunirem e irem para uma casa de chá, eu fui em uma e adorei, lugar lindo, agradável, um clima diferente, gostoso.

Como nas outras cidades européias que eu estive, aqui também não tem praia, então os Tchecos aproveitam muito as áreas verdes na cidade, que são muitas e lindas! Para aproveitar o verão eles tem uma praia artificial às magens do rio que corta a cidade, com barzinhos e campo de futebol e volei, feitos de areia.... o lugar é lindo, falta mesmo a água salgada, mas quem não curte muito, é provável que nem sinta falta, rsrsrsrs

Aqui é difícil achar muitas pessoas que falem inglês, mas tem muito estrangeiro nas ruas, turistas e gente que veio trabalhar aqui, então foi sempre fácil achar informação, porque entender o que está escrito nas placas, é quase impossível!!

Algumas fotos que eu tirei em Praga, a cidade é realmente linda, a mais bonita que eu vi até agora.







Vista da margem direita do rio que corta a cidade, ao fundo o Castelo de Praga, lindíssimo!!!







Esse foi o lugar que a cidade começou, há muitos mil anos, na era medieval ainda... essa vista é para a região onde está a Praia de Praga, lado oposto ao Castelo.











Pra mim um dos prédios mais lindos da cidade, o Palácio Dançante, pertinho de onde eu estou hospedada :o)))









Gulaš - prato típico da República Tcheca, uma espécie de sopa de carne servido no pão, muito bom. Para os curiosos a pronúncia é mais ou menos Gulach










Metronom - é o ponteiro vermelho ao fundo na foto, está onde antigamente tinha uma estátua de Stalin, a estátua foi retirada e colocaram esse metronom que está lá marcando o compasso da história!

Coisas interessantes que aconteceram aqui:
* Passeando pela cidade conheci dois brasileiros que estavam viajando por alguns países da Europa a trabalho, eles são reporteres da afiliada da rede Globo em Santos, ouviram a história da minha viagem, gostaram e me entrevistaram :o)) quem mora em Santos vai poder ver pela TV, mas pra quem não mora, depois eu coloco o link com a matéria ;o))

* Estou na casa de um casal amigo meu do Brasil, já tem mais um pouco de 3 anos que eles moram aqui, um dia saímos com uns amigos deles, gente de vários lugares como Estônia, Polônia, Russia, Índia e aqui mesmo da República Tcheca, conversa vai, conversa vem, começamos a falar sobre como eram os desenhos animados da nossa época de criança, foi então pela primeira vez que eu me dei conta que os países do bloco soviético não assistiam Disney... mas como a gente tinham seus contos de fadas e personagens engraçados, só que tudo mais voltado para a cultura comunista... achei bem interessante isso.

* Como disse, estou na casa de um casal amigo, a empresa que eles trabalham comemorou 10 anos essa semana, então lá fui eu para uma festa em um dos lugares mais chiques de Praga... quando eles me convidaram logo pensei, putz, e agora, que roupa eu vou usar, só trouxe calça jeans e camiseta... mas aí lembrei que eu trouxe uma saia que vira vestido, de seda, linda, peguei um sapato emprestado com minha amiga e pronto, estava vestida para festa!!! Ah, e festa é festa em todos os lugares, sem nada de muito especial, mas comi o melhor bolo de chocolate da minha vida!!! E de gruja ganhei um passeio de barco pelo rio, lindíssimo!!!


Continuando....
Aproveitando os dias de sol que fez aqui, no sabado fui com Alice(minha amiga brasileira) passear em uma cidade próxima a Praga, fiquei encantada com o lugar, lindo!!! Foi bom para quebrar um pouco do estereótipo de que na Europa só tem cidade grande... não, tem áreas rurais lindas, com trilhas e lagos lindíssimos.
Eu fui a Karlštejn, cidade com um Castelo medieval lindo, cheio de florestas em volta, onde foi possível perceber que o outono chegou.... algumas fotinhas:







área próxima a Karlštejn, mais alto que a cidade, dá pra ver algumas folhas em tons de marrom... é o outono.









lago Velka Amerika, águas azuis lindas!!!











no caminho de volta pra casa um pé de pera, aproveitamos e demos uma paradinha para apreciar, as peras estavam deliciosas!!!!

Hoje é meu último dia na República Tcheca, adorei Praga, a comida... o país é lindo! Foi ótimo estar com amigos queridos, obrigada Alice e André!!!!
Foi ótimo conhecer pessoas diferentes, de países diferentes e saber um pouco mais de suas histórias!
Amanhã estou indo pra Viena, os próximos destinos serão Bratislavia e Budapeste.
Até o próximo post!
Beijos!!!!

4 comentários:

  1. Que chique!! Sendo entrevistada, ta importante hein!Rsrsrsrs. Uma vez vi uma reportagem sobre Praga falando que a cidade tem uma das melhores cerveja..que as fabricas não proibem os funcionarios a beber alguns copos de cerveja rsrs. Amo arquiteturas medievais...a cidade deve ser linda né. Bjs Boa viagem

    ResponderExcluir
  2. Nossa, querida..Que maravilha...Fico feliz de ver suas historias..Curta tudo e mais um pouco..Bjs

    ResponderExcluir
  3. Muito show o Palácio Dançante, Licia..
    Adorei!! Tudo muito lindo!!
    Um forte abraço!!

    ResponderExcluir