segunda-feira, 14 de setembro de 2009

30 dias....

Ei gente,

hoje estão fazendo 30 dias que a minha viagem começou, proprimanete dita....

Nesses 30 dias eu estive em 3 países e em 9 cidades, muitas delas eu passei um bom tempo, mas tem umas que eu passei 1 ou 2 dias, por isso o número pode parece alto :o)))

Até agora eu praticamente só fiquei em casa de amigos, o que tem sido muito bom, é bom reencontrar amigos que moram tão longe e poder passar realmente um tempo com eles. Sem dúvida essas pessoas tornaram a minha vida aqui muito mais fácil. Obrigada a todos!!!
Vou escrever um pouquinho sobre tudo o que aconteceu, tudo o que eu vi e senti e que ainda não escrevi aqui.
Vi coisas muito diferentes das que eu vejo no Brasil, coisas que a gente pensa serem muito difíceis de acontecer mas que na verdade são básicas, vi também coisas parecidas com o que acontece no Brasil. Um pouquinho de tudo:
* sacola de plástico no supermercado é paga, assim as pessoas levam as suas de casa e ajudam o meio ambiente;
* o lixo é reciclado, em todos os lugares;
* o transporte público funciona, tem sempre mostrando o horário que o ônibus vai passar e ele passa nesse horários mesmo;
* as pessoas são responsáveis por terem seus tickets/passes do transporte público, não tem ninguém vigiando ou cobrando o tempo todo;
* o trânsito não é um caos;
* cultura e história existem em todos os lugares;
* sempre achei que as cidades eram mais preparadas para receber os turistas, mas me enganei, muitas vezes é difícil achar o centro de informações turísticas, mesmo em aeroportos e estações de trem;
* não tem tanta gente que fala inglês assim na rua, isso não é só no Brasil;
* áreas verdes lindas existem aos montes, conservadas e com alternativas de lazer;
* incrível como as pessoas se divertem em um dia nublado e frio de "verão";
* descobrir que os alemães são muito simpáticos e receptivos foi até agora a grande surpresa da viagem;
* o peso da mochila vem diminuindo com o tempo, as coisas não estão ficando pra trás, eu que estou acostumando;
* sinto saudades da família, dos amigos e do sol de Vitória, tem sido fácil lidar com isso, por causa dos amigos que encontrei aqui e por sempre estar recebendo notícias de vocês aí;
* hoje ao mesmo tempo que eu vejo que o mundo é a minha casa, eu não me sinto em casa em lugar nenhum, falta aquela coisa do meu cantinho...
Até agora, a única coisa ruim de verdade que me aconteceu foi a história do visto pra Russia, não pelo falta deu não ter conseguido em si, mas pela forma como fui tratada no consulado russo.
No geral, estou feliz, feliz por estar aqui, por estar vendo tanta coisa diferente, por estar conhecendo pessoas diferentes e principalmente por estar realizando um sonho!!
Obrigada a todos que me ajudaram, deram força e apoio, com certeza sem isso eu não teria conseguido nem sair de Vitória.
Amanhã começa um novo mês na minha viagem... novo mês, novo país, nova cidade... mas com velhos amigos queridos.
Amanhã vou pra Praga... um novo ciclo começa na minha viagem, países mais do leste europeu, com uma história diferente dos outros países que estive até agora e mais diferente ainda do Brasil.
Nesses últimos dias na Alemanha eu pude ir visitar um antigo campo de concentração nazista. O lugar é triste, mas definitivamente ele tem que estar lá para poder lembrar as pessoas o que aconteceu com as pessoas que pra lá foram, para que coisas assim não se repitam mais!
Vi muitas coisas bonitas também, visitei museus, praças, parques, monumentos históricos e vi as pessoas vivendo e trabalhando em Berlin, que é um cidade linda, acolhedora, aconselho a todos a virem passear aqui.
Agora um pouquinho do tipo de coisa que acontece só comigo: fui em um típico bar alemão, o bar funciona num porão de um prédio, mas é muito legal, a decoração, o espaço e as pessoas que trabalham lá, tudo muito legal. A surpresa.... era noite de música brasileira com músicos brasileiros!! Muito bom poder ouvir um sambinha!!! E com isso acabei descobrindo que os alemães gostam muito do Brasil!
Bom, não foi só isso, abri meu e-mail outro dia, e tinha um e-mail de uma amiga do Brasil, por coincidência ela está em Berlin, e por mais coincidência ainda ela usou o mesmo computador que eu em uma lan house aqui em Berlin... é claro que morri de rir quando vi.
Nessas horas que eu penso como o mundo pode ser tão grande e tão pequeno ao mesmo tempo!!
Bom gente, próxima notícia eu mando de Praga!
Beijos!!!!
ps: a fotinha é num pedaço do Muro de Berlim!

5 comentários:

  1. Olá Licia,
    Que bom que vc curtiu esses primeiros 30 dias de viagem.
    Te desejo uma ótima continuação. Agora começa uma nova etapa. Nos deixe saber de tudo, ok? Estou te acompanhando.
    Paz

    ResponderExcluir
  2. Muito louco...esses acontecimentos. O mundo é maravilhoso...ele tem tanto pra nos dá. Absorva tudo que o mundo puder te dar. Essa experiencia sua...é unica e ninguém pode tirar isso de vc. Estamos aki te acompanhado.Bjs

    ResponderExcluir
  3. Li, que boas notícias e tanto entusiasmo, 30 dias foram só o começo e ainda teremos muitas aventuras pela frente. De alguma forma faço parte desta viagem.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Li, é emocionante acompanhar sua viagem pelas suas histórias. Continue aproveitando e nos atualizando. Achei ótima sua solução para resolver o problema de não ir à Rússia: mudança no roteiro com criativiade, bom humor e disposição. Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Lili, quanta saudade! Está sendo muito legal acompanhar sua viagem, fico lendo e imaginando como pode ser cada lugar de que vc fala. Estamos todos aqui em casa com muitas saudades. Fico feliz por vc estar feliz. Beijos.

    ResponderExcluir