segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Amsterdam...

os post continuam sem acentos... aqui na Holanda os computadores tem acentos, mas eu nao sei como usa-los rsrsrsrsrs
(fiz uma pequena correcao no texto.... na parte que comparo Amsterdam com Veneza, e' que os computadores aqui mudam as palavras, essa passou desapercebida....)

Cheguei na Holanda ontem por volta das 10h da manha. Como eu tinha que estar no aeroporto em Londres por volta das 6:30 da "madrugada", a melhor e mais segura opcao foi dormir no aeroporto, bom, essa foi minha verdadeira primeira aventura. Mas foi super tranquilo, igual a mim tinham vaaaarias pessoas, jovens, adultos, velhos... todo tipo de gente.

Bom, enfim em Amsterdam!!!
A Flo, minha host, foi me buscar no aeroporto. Conversamos bastante no caminho ate' a casa dela e durante o dia. Ela e' uma graca de pessoa, muito atenciosa e divertida, estou adorando passar esses dias com ela. Veds, obrigada por ter me apresentado pra ela :o)))

Sobre Amsterdam.... a cidade e' pequena, da' pra fazer tudo a pe', e' so' ter um pouco de calma e paciencia pra sair andando, mas vale a pena.
Ontem o dia estava frio, bom, frio pra mim, porque as criancas estavam tomando sorvete e tinham varias pessoas na rua sem blusa de frio, mas mesmo pra um bom dia de sol, todo mundo sai de casa com blusa de frio.... ja' hoje o dia comecou frio mas esquentou durante o dia, esquentou mesmo, ate' pra mim, rsrsrsrsrs

Uma coisa muito boa de estar na casa de uma holandesa, e' a rapidez como eu consigo aprender sobre a cidade e o pais. Entao algumas coisas que eu ja' sei daqui.
* Como todo mundo sabe, Amsterdam tomou um pedaco do mar, com isso a cidade esta' a menos 5metros do nivel do mar, consequencias disso: alguns predios estao tortos, visivelmente tortos, nao sei como as pessoas vivem dentro deles, mas elas vivem. Existem tambem alguns predios que sao mais baixos que a rua, principalmente nos lugares mais antigos da cidade.
* Igreja e religiao: o povo aqui nao e' nada religioso, a Flo me disse que as pessoas aqui nao tem muito esse lance de crenca, tanto que as igrejas hoje nao funcionam como igreja, elas estao fechadas e abrem para exposicoes e coisas do tipo. Ontem fomos jantar numa antiga Sinagoga.... diferente do Brasil, acho que isso foi o que mais me chocou por aqui.
* Red light district: Ontem, durante o dia fui la'. Pra mim nao e' algo comum, mas pra eles... e' bem normal. Varias criancas na rua, os holandeses passam por la' como se fosse algo normal, mas os turistas ficam tirando fotos e atentos a tudo. Rapazes, nao se alegrem muito, as mulheres que estao la' nao sao nada bonitas, sao gordas, caidas, feias...
* Aqui eles nao sao muito de comer comida quente, vc ate' pode achar na rua, mas o normal sao sanduiches, so' de noite que eles comem comida quente. Ah, e o de noite pra eles e' por volta das 18h, quando tarde por volta das 20h, os restaurantes fecham suas cozinhas as 22h....
* Voltando ao lance de terem tomado parte do mar... aqui nao existem muitos parques ou areas verdes, e as que existem sao artificiais, nenhuma arvore ou flores sao naturais de Amsterdam.
* Aqui eles tem uma consciencia ambiental muito grande, nao vi nada parecido no Brasil, nem na Argentina ou no Reino Unido. Os surpermercados nao oferecem sacolas, cada um tem que levar sua. Todas as areas de comida refrigerada e' um frizer com porta, assim economiza energia. Na rua e' possivel encontrar lixeiras para papel, plastico e por ai vai....
* As casas aqui sao muito pequenas, muito mesmo, sala e cozinha tudo junto, a maquina de lavar tem que ficar no banheiro ou na sala e por ai vai. Ate' existem casas/apartamentos maiores, mas no geral, elas sao pequenas.
* O pais e' bem pequeno, pode-se cruza-lo numa viagem de 3 ou 4 horas de carro... muitos paises na Europa sao assim, pequenos.
* Todo mundo aqui na Holanda aprende a nadar desde crianca, o pais e' pequeno e cheio de praias e tal... Todo mundo aprende latin na escola e todo mundo fala pelo menos ingles e holandes. Nao importa o quanto voce estudou, com o que voce trabalha, todo mundo fala ingles!!!
* Eu nao conheco Veneza, mas a impressao que eu tenho e' que Amsterdam se parece com Veneza, pelos canais e pela quantidade de pomba que tem espalhada na cidade, muita mesmo. Nao conheco nenhuma cidade no Brasil assim....

Bom, pra dois dias de Amsterdam acho que esta' bom ne....
Num outro post eu coloco fotos e falo mais dos lugares que eu vi.

Ah, estou achando as pessoas aqui muito simpaticas, todo mundo ri e te da' informacao, sempre com cara bonita, estou achando os holandeses muito educados e simpaticos.

Por hora e' so'!!!
Sempre com saudades de todos e do Brasil :o)))
Beijos!


6 comentários:

  1. Licia, muito legal seus posts.. estou acompanhando sua viagem! é bom pegar um blog assim... logo no início e com tantas coisas ainda por vir!

    Eu e minha namorada estivemos em Amsterdam e a impressão que tivemos foi diferente da sua com relação a simpatia dos holandeses. Logo que chegamos na estação principal de trem, saímos em busca de informações para encontrar o nosso hostel. Falamos com 2 pessoas na rua, fomos no ponto de informações e todas foram muito grossas e com uma má vontade absurda de nos ajudar... já no hostel, o pessoal foi bem simpático! mas de acordo com o velho ditado... a primeira impressão é a que fica! kakak mas fazer o q...

    bom, sorte ai na jornada! um país que te aconselho muito é a grécia!! vale a pena viu!

    ResponderExcluir
  2. Ei Stefan, ou eu dei sorte ou vc azar.... rsrsrs
    Obrigada pela dica da Grécia, mas por hora está fora do meu roteiro, já que passo por lá no início de fevereiro e vai estar beeemm frio... mas qq mudança vc fica sabendo por aqui :0))
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. passando pra deixar um oiiiiiiiiiiii

    beijoss..... de mais noticias.

    ResponderExcluir
  4. Por que nao passa na Grecia agora depois da Alemanha??? Agora e uma boa epoca de ir..fica a dica, beijinho!

    ResponderExcluir
  5. Pamela, obrigada pela dica, mas eu quero fazer Russia e Mongolia, e por causa do inverno rigoroso, preciso passar pela Mongolia ate' o inicio de outubro, ai nao da' pra ficar indo e vindo.... senao meu dinheiro some antes dos 8 meses :o))
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Opa, descobri seu blog na comunidade Into the Wild. Boa sorte nas suas andanças!

    Tô planejando um trip pelo leste europeu no ano que vem, acho que vou conseguir boas dicas por aqui.

    Valeu!

    ResponderExcluir