segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Casa...

O que é estar em casa?
O que nos faz sentir em casa?

Tenho pensado muito sobre isso

Durante o tempo que eu estive fora do Brasil, apesar de me sentir bem na maioria dos países que pensei, nenhum deles era realmente a minha terra, a minha casa. E esse foi um dos motivos que me fez não querer morar fora do Brasil.
Na volta para a Brasil, fui mesmo pra casa, voltei pra casa da mamãe, pra mesma cidade que eu morava e morei a maior parte da minha vida, onde as principais coisas da minha vida haiam acontecido. Mas engraçado, de certa não conseguia me sentir em casa.
Depois de algum tempo eu entendi que era o choque de estar de volta, depois de ter passado tanto tempo fora, vendo e vivendo tantas coisas diferentes.
Agora, vivendo numa cidade diferente, e muito diferente de Vitória, me dei conta que não tive problema em me adaptar à vida e nem à rotina nessa cidade tão diferente, com 2 meses morando aqui, estou praticamente me sentindo em casa.

Nesse próximo fim de semana eu vou para Vitória, e disse pra várias pessoas que estava indo pra casa, e então me peguei pensando, mas porque indo pra casa se eu não moro mais lá?
Tudo bem, hoje eu me sinto em casa em Vitória, conheço a cidade muito bem, me viro sem precisar da ajuda de ninguém, conheço um monte de gente, tenho amigos, família e todo uma história de vida por lá. Mas até quando as coisas serão assim?
Será que daqui há 5 anos ainda conhecerei a cidade tão bem assim? Ainda saberei me locomover como se morasse por lá? Ainda terei tantos amigos? Na minha história, o tempo que vivi em Vitória continuará existindo, mas uma nova parte da minha história terá sido escrita, e provavelmente pouco terá a ver com Vitória... será que eu ainda conseguirei falar que vou pra casa? Ou poderei falar isso? Ou ainda, eu vou querer falar isso?

Não sei, e penso em tantas possíveis respostas, que prefiro não arriscar uma. Mas se esse blog ainda existir daqui 5 anos, eu volto pra dar a resposta.
E pensando no assunto, fui procurar no Google o que dizem sobre o assunto, e aqui algumas das  considerações que mais gostei:
* "Home is where the heart' is what they say";
* "Estar em Casa é um estado de espírito, é uma forma de resolveres todos os desafios e tudo o que surge para ser tratado no quotidiano";
* "Home is not where you live, but where they understand you";

E pra você, o que é estar em casa?

4 comentários:

  1. Pra mim estar em casa eh estar confortavel consigo - independente do lugar!

    ResponderExcluir
  2. Licia, eu já saí de "casa" (a dos meus pais) há quase 7 anos... já morei em 6 países, em 8 cidades diferentes...

    e no fim de semana passado, quando ia pra São Leopoldo, onde moram meus pais, disse pra todo mundo que tava indo "pra casa" (mesmo que há não moro lá, não tenho mais o meu quarto e quase já não tenho amigos lá)... acho que a casa da gente nunca deixa de fazer parte de nós, por mais casas que acumulemos por aí, pelo mundo... ;)

    beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela visita no blog! :)

    E sim, escrevemos sobre coisas parecidas... ambas temos raizes pelo mundo, né?

    (ve esse meu post: http://barbarabasso.blogspot.com/2008/12/normal-0-false-false-false-en-us-x-none.html
    tem tudo a ver com o que tu fala nesse teu também)

    Eu acompanho o teu aqui sempre!! Continua compartilhando tuas impressões ;)

    beijo!

    ResponderExcluir