quinta-feira, 16 de maio de 2013

lugares que aprendemos estudando geografia...

Esses dias, em uma viagem de carro pelo interior do estado de São Paulo, cruzei o Trópico de Capricórnio, quando vi a placa indicativa logo pensei: preciso de uma foto!
A volta para São Paulo foi aguardando o lugar onde estaria a placa para poder registrar, e aí está a foto:

Bom, depois desse dia fiquei eu pensando em todos aqueles lugares importantes, linhas imaginárias, pontos cardeais que estudamos em Geografia quando estamos na escola.
Foi então que me dei conta que já conheci alguns...

O primeiro desses lugares que eu visitei foram as Cataratas do Iguaçu e eu ainda era criança, quando máquina digital era algo que a gente nem imaginava que iria existir. Que eu me lembre, As Cataratas do Iguaçu foi o primeiro Patrimônio Natural da Humanidade que eu visitei.
Depois, um pouco mais velha já, me aventurei a subir e a acampar no Pico da Bandeira, que é o ponto mais alto dos estados do Espírito Santo e de Minas Gerais, e o terceiro mais alto do Brasil. Nessa época as fotos também não eram em máquina digital... rsrsrs

Depois que cresci as viagens começaram as ser mais longa e até mais aventureiras, foi quando então fiz minha primeira viagem internacional, e o lugar escolhido?

A cidade mais ao sul do continente americano.... e lá fui eu parar em Ushuaia, a Ciudade del fin del Mundo

Lá além de visitar os lugares normais turísticos, acabei aprendendo mais coisas que não havia estudado naquelas aulas de geografia. E então conheci um lago divido entre dois paíse, Argentina e Chile, e que inclusive tem 2 nomes, um para cada país...
Lá também fui parar no fim da estrada que corta todo o continente Americano, a Rodovia Pan-americana:


Um dia eu então resolvi cruzar o Atlântico e novos lugares estudados na aula de geografia entraram na minha lista de lugares conhecidos.
Primeira parada foi no Meridiano de Greenwich, e lá estava eu, ao mesmo tempo no lado Leste e e Oeste de planeta.


Dando sequencia às minhas viagens pela Europa, fui então parar na Alemanha e me apaixonei por Berlin, e claro, não podia deixar de conhecer onde um dia existiu um muro que queria separar o mundo. Ainda bem que o Muro de Berlin hoje são somente pedaços para lembrarmos uma parte triste da nossa história.

Próximo passo? Ir a lugares mais distantes, então lá fui a Licia para a Turquia (diga-se de passagem muito antes dessa novela falar sobre a Turquia e a Capadócia). E fui conhecer Istambul, a única cidade do mundo que fica em dois continentes, o Europeu e o Asiático. A foto abaixo sou eu a beira do Estreito de Bósforo.

O próximo lugar que vou vou citar, eu não fui exatamente nele, mas fui... bom, para ficar mais fácil de entender vamos a ele: Everest, o ponto mais alto do mundo. Mas no meu caso, eu cheguei aos pés do Everst e dos Himalaias, cadeia de montanhas com uma energia incrível, encantadora e emocionante.

Depois de ir ao Meridiano de Greenwch, tive que visitar o que em Macapá eles chamam de Centro do Mundo. E lá fui eu parar na linha do Equador.


Além de todos esses lugares, ainda tem a lista das maiores cidades do Mundo. Bom, pesquisei bastante na internet qual seria a verdadeira lista de Maiores Cidades do Mundo, como a lista abaixo achei em vários sites, com fontes de pesquisa e data do fim de 2012, resolvi acatar:

RankigCidadePaís de OrigemPopulaçãoÁrea Km²
1- PosiçãoXangaiChina13 831 9001 928
2- PosiçãoBombaimÍndia13 830 884603
3- PosiçãoKarachiPaquistão12 991 0003 527
4- PosiçãoDeliÍndia12 565 901431,09
5- PosiçãoIstambulTurquia12 517 6641 831
6- PosiçãoSão PauloBrasil11 316 1491 523
7- PosiçãoMoscouRússia10 563 0381 081
8- PosiçãoSeulCoréia do Sul10 464 051605,4
9- PosiçãoPequimChina10 123 0001 368,32
10- PosiçãoJacartaIndonésia9 588 198664


Bom, dessa lista já estive em Bombain (ou Mumbai), Deli, Istambul e São Paulo. Achei estranho não ter nessa lista Nova Iorque e Londres (que também já estive em ambas), mas...
Se alguém tiver uma outra lista e quiser compartilhar, por favor, eu agradeço!


Bom, como todos os lugares acima, meu próximo destino não foi escolhido por ser um ponto cardeal, linha imaginária importante ou coisa do tipo, mas como esses lugares acabam me atraindo mesmo sem ser proposital, meu próximo destino é o Alaska e o Polo Norte. Bom, do ponto mais ao Sul das Américas ao ponto mais ao Norte...



Ainda falta uma enorme lista de lugares a conhecer, será que conseguirei ir a todos? Bom, espero pelo menos continuar aumentando a milha lista.

Quem quiser dividir a sua lista, é bem vindo!

Beijos e espero que tenham gostado da leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário