segunda-feira, 25 de março de 2013

Belem - Pará/Brasil

Depois de uma viagem a trabalho para Macapá, a vontade de conhecer outros lugares no norte do Brasil apareceu.
Nunca foi um sonho, mas sempre uma vontadezinha escondida em algum lugar.

De novo, por oportunidade do trabalho, apareceu uma viagem ao norte do Brasil, desse vez para o Pará, aproveitei e comprei uma passagem para passar o fim de semana em Belém e conhecer mais uma capital do norte brasileiro.

Belém é uma cidade encantadora, uma grande-pequena cidade brasileira.
Os principais pontos turísticos não estão tão perto uns dos outros, mas se você tiver disponibilidade para andar, poderá conhecer tudo, ou quase tudo a pé pela cidade.

Eu escolhi ficar em um hotel próximo a região do Cais das Docas, para assim poder fazer tudo andando. E foi um passeio agradável, tanto pelo Cais das Docas, como até o Mangal das Garças, ou até a Basílica de Nazaré passando pela Praça da República.

Uma dica que acho muito válida: Almoce no mercado Ver-o-Peso, escolha uma das muitas barraquinhas e aproveite a comida, os pratos típicos são muitos e uma delícia. E não estranhe se o seu peixe ou pato vier acompanhado de açaí.
A noite, vá jantar no Cais das Docas, linda vista, ótimos restaurantes e de quebra ainda tem os deliciosos sorvetes da Cairú. A comida no geral pode parecer estranha, os nomes também, mas são deliciosas, como já disse uma amiga: talvez a capital brasileira onde se coma melhor.

A cidade não é muito segura, ou melhor, não é muito perigosa, basta o cuidado de não deixar suas coisas dando sopa. Eu saia dia e noite com a bolsa da câmera fotográfica e não me senti ameaçada em nenhum momento, e olha que eu andei bastante pela cidade!

De Belém ainda saí pelas estradas paraenses e visitei algumas cidades, sempre a trabalho. Mas pude observar um pouco as cidades e principalmente as estradas. Já no fim da viagem, no último retorno a Belém para pegar meu vôo de volta para São Paulo, percebi porque aquilo estava me chamando tanto a atenção: A Semelhança com a Índia.

Incrível como as cidades a beira da rodovia me lembravam as cidades indianas, a estrada paraense muito mais bem conservada mas também lembrando as estrada indianas, tanto pelos buracos, como pelas próprias cidades ao seu entorno, os transportes com animais nas ruas, a desordem do transito, as barraquinhas espalhadas por todos os lados, ainda bem que a sujeira não se encontra por aqui.

E o mais incrível, mais uma vez me surpreendi com o tamanho do mundo, tão grande e tão pequeno, países tão distantes e tão próximos, tão distintos e tão iguais....

Abaixo alguma fotos de Belém:


Cais da Docas, vale um passeio de dia ou de noite




E não deixe de para na Amazon Beer para provar as deliciosas cervejas artesanais com um gostinho do Pará.

Mercado Ver-o-Peso, onde você poderá encontrar de tudo:


(mercado visto do Forte do Presépio)








Museu Casa das 11 Janelas




 Forte do Presépio




Catedral da Sé
é daqui que sai a procissão do Sírio de Nazarré


Praça da República



(teatro da Paz na Praça da República) 


Basílica de Nazaré



Um comentário:

  1. eu também, às vezes, andando por lugares novos, tenho flashes de lugares por onde já passei... :)

    ResponderExcluir