Alasca, ou como disse um amigo: o Acre dos Estados Unidos da América...
Decidi ir ao Alasca para aproveitar o verão deles, melhor época para viajar ao Alasca. aproveitando também para conhecer um cantinho no mundo que eu tinha vontade de conhecer e pela oportunidade de uma parte da viagem ser feita por mar.
Com isso algumas duvidas surgiram, achei que as respostas eu acharia facilmente na internet. Ledo engano, pois algumas respostas eu só achei durante a viagem em si...
Então resolvi criar esse post, assim posso dividir um pouco do que eu descobri e ajudar outros viajantes curiosos pelo Alasca.
1 - A coisa mais importante de todas: faz calor no Alasca!!! As temperaturas podem chegar aos 30ºC.
2 - Mesmo com temperaturas chegando aos 29ºC, você também pegará temperaturas mais baixas, até abaixo dos 0ºC.
3 - Se a sua viagem vai ter uma parte de navio como a minha, lembre de levar biquíni, pois o navio tem piscina e mesmo no dia frio, existe a piscina aquecida e coberta. Mas fique atento, porque de junho a agosto, no Alasca as temperaturas são mais elevadas do que podemos imaginar. Peguei temperaturas que chegaram a 29ºC.
4 - A temperatura interna do navio é proxima aos 20ºC, ou mais.
5 - Os cruzeiros normalmente tem uma noite de gala, os cruzeiros pelo Alasca também tem, mas por favor, nada de vestido longo!! uma roupa mais arrumada está bom. Lembre-se que a viagem ao Alasca é uma viagem para estar próximo a natureza e mais descontraída.
6 - Como a viagem ao Alasca é uma viagem para apreciar a natureza, lembre-se de levar tênis para caminhadas, protetor solar e repelente. O Alasca tem um ambiente úmido e a quantidade de mosquitos é grande.
7 - No Alasca, no geral as cidades são pequenas vilas e a maioria dos passeios são trilhas, aproveite-as, elas são bem marcadas e seguras. Leve com você uma mochila pequena com água e um lanchinho, sem muito peso.
8 - Aproveite a viagem ao Alasca e faça um dos passeios que você caminha em um glacial. Andar sobre uma montanha de gelo, ver a água descongelando numa cor azul incrível e sentir o gostinho diferente dessa água, vale a pena. Eu ainda juntei com a vontade de andar de helicóptero, sem sombra de duvidas foi um dos melhores passeios que eu fiz.
9 - Mesmo se o dia parecer bonito, tenha sempre um casaquinho, pois a maioria das trilhas são morro a cima e a temperatura cai. E o contrário também é válido, não saia só com roupa pesada de frio, pois vai fazer calor.
10 - Aproveite o tempo abordo, quando o navio está em navegação para apreciar a companhia das baleias, principalmente no fim do dia.
11 - Fim do dia no Alasca não quer dizer anoitecer, pois nesse período do ano os dias são longos e quase não tem noite.
12 - O dia ser longo não quer dizer que o pôr-do-sol não aconteça. Ele acontece sim e é lindo tanto no navio como em terra, então aproveite. Aproveite também para apreciar o sol da meia noite.
13 - A melhor forma de viajar por terra? Alugar um motorrome. Ao longo da principal estrada tem muitos estacionamentos de motorromes e sempre com infra-estrutura, mas fique sempre atento a quantidade de combustível e onde é o próximo posto de gasolina, pois eles ficam realmente distantes um dos outros.
14 - O Alasca é ótimo para comprar ouro e diamante. Em todas as pequenas cidades que você passar vai encontrar várias lojas que vendem jóias e com um preço muito em conta. Futuras noivas, sugerir ao futuro marido uma viagem ao Alasca pode te render um anel de diamante para o pedido de casamento...
15 - Como os dias são muito claros, praticamente não existindo noite (nos meus 15 dias de Alasca eu não vi nenhum noite...), fique atenta ao horário, pois os bares e restaurantes fecham e você não vai querer ficar sem jantar.
16 - Se você curte o Natal e sua viagem se estender a Fairbanks, tire uma horinha do seu dia a vá a Santa Claus House, lá existem lindos enfeites de Natal e com preços bem em conta.
17 - Prepare-se para ver ao longo da sua viagem árvores não muito grandes e animais selvagens.
18 - O Alasca é a terra do monte Mackinley, a montanha mais alta da América do Norte. A partir de Anchorage o monte Mackinley é facilmente visto por todas a viagem terrestre.
19 - Você resolveu ir ao Alasca, certamente uma parada no Denali Park está nos seus planos, se não estiver, inclua. O Denali Park é onde está concentrada a maior quantidade de fauna e flora da região e muito bem preservada.
20 - Existem opções de passeios que a administração do parque oferece e os hotéis na região também, mas prefira ir por conta própria. Pare o tempo que quiser nas paradas e fique sempre atento a estrada e a vegetação, ver um moose, um caribou e até mesmo um urso é bem comum, mas não saia da estrada, afinal de contas ninguém quer um acidente.
21 - Você que é amante da história do Alexander Supertramp/Chris McCandless, não tente ir até o local do Magic Bus. A trilha está fechada devido a acidentes e ataques de animais a turistas, por isso o parque não aconselha as pessoas a irem até o local, não oferece guia nem indicações.
22 - Mesmo assim você quer ver o ônibus? Eu queria e por isso descobri uma réplica perfeita no ônibus 142 próximo a pequena vila de Denali. No 49th State Brewing, um restaurante/taverna na beira da Parks Highway. O ônibus tem os vidros quebrados, a cama, a mesa que o Cris usava, a cadeira ao lado de fora e algumas partes do diário do Cris com cópias de fotos que ele tirou. Não é o Magic Bus, não é o lugar exato que ele ficou, mas vale a pena ver a réplica, além de você poder aproveitar e jantar no restaurante que é bem legal e divertido.
Curiosidade sobre o assunto: o governo do Alasca pensa em retirar o ônibus do seu lugar atual e levar para uma área, ainda deno do parque, mas que o vivitante tenha mais segurança, ou então estruturar a trilha e o local onde o ônibus se encontra, para que os visitantes tenham condições de visitar o ônibus, porém ambas as opções encontram opositores, até lá a trilha permanece fechada.
23 - Não vá para o Alasca achando que irá encontrar facilmente todas as grandes marcas americanas, pois as mesmas, ou somente algumas deles chegaram ao estado americano do Alasca somente a partir de 2005 (+-), existindo somente nas grandes cidades como Anchorage e Fairbanks.
24 - Aproveite a falta das Mega Stores americanas e aprecie o gostinho e o encantamento natural do Alasca.
25 - Se vá sua viagem é somente por terra, deixe o salto alto em casa, mesmo se for aproveitar a noite, você não precisará dele!
26 - Mesmo nos meses de verão, que o sol está no céu até altas horas da noite, é comum que as "noites" sejam mais frescas com temperaturas mais próximas dos 15º/10ºC.
27 - O Alasca tem suas montanhas com picos de neve, em muitas delas você chega facilmente pelas trilhas, e nesses lugares a temperaturas são bem baixas. E mesmo a neve já estar um pouco densa, é possível brincar e aproveitar, então se você tiver um calçado impermeável e roupas impermeáveis, colocá-las na mala pode ser bom.
28 - Se prepare para ver em uma mesma paisagem neve, campos verdes e campos áridos.
29 - Eu gosto de experimentar cerveja local em cada lugar que eu viajo, e descobri que a quantidade de cerveja artesanal no Alasca é muito grande, a maioria das vilas tem mais de uma cervejaria artesanal. E são boas.
30 - Tendo oportunidade, faça o trecho Denali x Fairbanks (ou vice-versa) de trem, a paisagem é encantadora.
31 - As tomadas no Alasca são aquelas de pino retangular, leve seu adaptador de tomada, pois mesmo sem o pino central dos equipamentods brasileiros, nossas tomadas não encaixam nos plugs.
32 - Não se espante se não achar o interruptor de tomada no quarto, como a maioria dos hotéis fecham de outubro a abril, nos demais meses, o tempo de dia claro é tal que não se faz muito necessário acender uma lâmpada no seu quarto de hotel.
33 - Se você quer ver a aurora boreal, evite ir ao Alasca de junho a agosto, pois nesse período do ano é muito claro e dificilmente você verá esse fenômeno. Para tentar a sorte de ver a aurora boreal escolha os meses de abril/maio e setembro/outubro, que o frio ainda é suportável e as noites mais longas, também propricio de acordo com a inclinação da terra.
Mais alguma pergunta?
Coloca aqui que eu tento responder...
Espero que eu tenha ajudado aos curiosos pelo Alasca.
Beijos