"Não importa se a estação do ano muda... Se o século vira, se o milênio é outro.
Se a idade aumenta...
Conserva a vontade de viver, Não se chega a parte alguma sem ela." Fernando Pessoa
Que 2012 seja mais um ano para conservar a vontade de viver!
Feliz Ano Novo!!!
Para contar das minhas aventuras e desventuras, descobertas e redescobertas por esse mundo a fora... Para compartilhar um pouco dos meus pensamentos, sentimentos e desejos.
sábado, 31 de dezembro de 2011
sábado, 10 de dezembro de 2011
Paraty, Parati, Paratii
No último feriado nacional do ano, feriado do dia 15 de novembro, resolvi pedir um dia de folga e viajar para um lugar sossegado, diferente pra mim, um lugar que eu pudesse descansar, passear e descobrir algo novo.
Depois de algumas dúvidas de para onde ir, resolvi parar em Parati.
A primeira curiosidade foi sobre como realmente é o nome da cidade, que já vi escrito de várias maneiras. Foi quando descobri que primeiramente o nome da cidade era Paratii, numa mistura de duas palavras da língua Tupi. Com a chegada dos colonizadores e jeuítas, o nome da cidade foi "aportuguesado", passando a ser Paraty. Porém em 1943 a letra y saiu do nosso vocabulário alterando o nome da cidade para Parati. Porém, a academia brasileira de letras diz:"os topônimos de tradição histórica secular não sofrem alteração alguma na sua grafia." Sendo assim, podemos escrever Parati ou Paraty, ambas as formas estão certas e são aceitas.
Bom, depois de um pouco de história, um pouco da viagem.
Cheguei a Parati na sexta-feira no fim da tarde. A viagem foi super tranquila, e a vista chegando a Parati encantadora!!
A previsão do tempo não era de dias bonitos de sol, mas não me preocupei com isso, queria conhecer um pouco da cidade, região e ver se era aquilo tudo que eu já tinha ouvido falar.
Então na sexta-feira mesmo, deixei as coisas na pousada, minha casa pelos próximos 4 dias, bem no centro histórico da cidade, e fui dar uma volta pela cidade. Que logo de cara já me encantou, sem eu saber direito o motivo.
Nos dias que fiquei em Parati, andei muito pela cidade, principalmente pela pequena região do centro histórico; passeei de barco pelo mar encantador da baia de Parati, fui conhecer algumas das muitas cachoeiras da região, senti a união mata-mar, conversei com nativos e não nativos que mudaram para a cidade, andei a esmo, vi alguns filmes na "Mostra de Cinema", comi ótimas comidas, muito artesanato e fotos... enfim, me encantei pela cidade, pela paisagem, pelas pessoas, pelo clima.
Parati é o que eu já tinha ouvido falar, lugar de paz, calma, encantamento, harmonia.
Lugar para voltar, apreciar, se encantar, e quem sabe um dia ficar...
Fotos de Parati...
Assinar:
Postagens (Atom)